Anunciado desde o início de janeiro, durante visita do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, a Porto Alegre, o programa Desenrola Rural será lançado na próxima quarta-feira, dia 12.
De acordo com o deputado estadual Adão Pretto Filho (PT), a tendência é de que a cerimônia, com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ocorra em um assentamento em Planaltina de Goiás, distante cerca de cem quilômetros do Palácio do Planalto.
A escolha do local teria sido orientada pelo novo chefe de comunicação do governo federal, Sidônio Palmeira, marqueteiro da campanha de Lula em 2022.
“Na última vinda do ministro Paulo Teixeira, ele me adiantou que a apresentação do Desenrola Rural seria entre janeiro e fevereiro, faltando apenas alguns ajustes junto ao Ministério da Fazenda. O presidente Lula faz questão de estar presente, justamente por entender a dificuldade que os pequenos agricultores sofrem, especialmente pela alternância entre estiagens e enchentes dos últimos anos”, disse Adão Pretto Filho.
Desconto e Crédito
O objetivo do Desenrola Rural é regularizar dívidas de mais de um ano de pequenos agricultores, oferecendo condições para que possam acessar financiamentos. A iniciativa contempla beneficiários do Programa Nacional de Reforma Agrária e agricultores familiares com renda bruta anual de até R$ 50 mil.
Parte importante desse público está com dívidas do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) inscritas na Dívida Ativa da União. O Desenrola Rural proporcionará repactuação de dívidas dos agricultores, com descontos de até 85%. Além disso, será retirada a avaliação de crédito negativa dos agricultores e impossibilitará a consulta de dívidas particulares que inviabilizem financiamentos rurais.
Idealizador do programa em 2023, Adão Pretto não poderá participar da cerimônia no dia 12. Na mesma data, o deputado assume a presidência da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.