Vendas de motos sobem 6% em janeiro, diz Fenabrave

Já no segmento de automóveis e comerciais leves houve um crescimento de 5,15%

Foto: Arquivo

As vendas de motos tiveram crescimento de 6,02% em janeiro, comparado com igual período do ano passado, totalizando 341.435 unidades, o melhor desempenho para o mês desde 2015. No total, 152 mil motocicletas foram comercializadas, número superior às vendas de carros de passeio, que somaram 123,4 mil unidades. Frente a dezembro, as vendas de motos ficaram estagnadas (crescimento de 0,02%). O balanço foi divulgado nesta terça-feira, 4, pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave)

De acordo com o presidente da entidade, Arcelio Junior, o resultado aponta recuperação do mercado automotivo, sobre janeiro do ano passado, apesar da queda registrada em quase todos os segmentos, em relação a dezembro de 2024. “O mês de janeiro é, historicamente, pior do que dezembro, pois é um período com características singulares e que influenciam o desempenho de emplacamentos, já que, nessa época, o orçamento das famílias é afetado por despesas como IPVA, matrículas e material escolar, além de ser uma época em que muitos consumidores saem em férias e acabam postergando a decisão de compra de veículos. Ainda assim, tivemos um resultado positivo frente a janeiro de 2024”, analisa o presidente da Fenabrave.

Já o segmento de automóveis e comerciais leves tiveram um crescimento de 5,15% sobre janeiro do ano passado e uma forte queda, de 34,39% sobre dezembro último. Também expressivo foi o aumento de 66,98% nos automóveis e comerciais leves híbridos sobre janeiro de 2024, mas queda de 25,83% sobre dezembro. Chama atenção no balanço da Fenabrave, o recuo nos automóveis e comerciais leves elétricos puros, que recuaram 15,29% na comparação com dezembro do ano passado e quase o mesmo percentual (15,04%) sobre janeiro de 2024.