A Defesa Civil de Porto Alegre emitiu um alerta meteorológico válido para esta terça-feira, 4, das 12h às 20h, devido à previsão de calor extremo e baixa umidade do ar. Segundo o comunicado, as temperaturas poderão chegar aos 38 graus, com predomínio de sol e ventos fracos vindos de leste/nordeste, a uma velocidade média de 8 km/h. As condições climáticas representam um risco à saúde, principalmente para crianças, idosos e pessoas com doenças preexistentes.
A Comissão Permanente de Atuação em Emergências (Copae) – junto à Defesa Civil e instituições parceiras – está mobilizada para adotar medidas emergenciais que garantam o socorro à população e o restabelecimento da normalidade em eventuais áreas impactadas. O alerta foi emitido pelo Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Porto Alegre (Cemadec), em parceria com a Catavento Meteorologia e Meio Ambiente.
Orientações – Recomenda-se beber água regularmente, mesmo sem sentir sede, e oferecer líquidos a crianças e idosos. Também é importante consumir alimentos leves e frescos, como saladas e frutas, e utilizar roupas claras, leves e confortáveis.
Para evitar os efeitos nocivos do sol, é indicado usar proteção solar, como chapéus, óculos com filtro UVA/UVB e protetor solar, além de buscar abrigo em locais frescos, sombreados ou com ar-condicionado. Atividades físicas devem ser evitadas no período de maior calor, entre 10h e 16h, e não se deve permanecer por longos períodos dentro de veículos estacionados.