Os amantes do tênis que disputaram os ingressos para a final do maior torneio da América do Sul, o Rio Open 2025, e não conseguiram garantir um lugar tem mais uma chance. O projeto WimBelemDon, que se dedica a transformar a vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade no extremo sul de Porto Alegre, está acelerando uma campanha de crowdfunding – financiamento coletivo – para a aquisição do mobiliário da primeira biblioteca comunitária da região, e tem como uma das recompensas um par de ingressos para a final do torneio, que acontece no dia 23 de fevereiro de 2025.
A biblioteca comunitária será construída na Praça Carlos Santa Helena, localizada no bairro Belém Novo, em frente à sede do WimBelemDon. As obras estão previstas para começar este ano, quando a ONG completa 25 anos. A biblioteca será construída com contêineres navais adaptados e terá banheiros acessíveis e um deck, além do espaço para leitura e um depósito, numa área total de 110 metros quadrados.
O novo espaço pretende receber a comunidade do entorno, que chega a 15 mil pessoas, nas suas atividades e programações e estará aberta à visitação de escolas públicas da região, que são 10 e atendem cerca de 4.600 alunos. O propósito da biblioteca é oportunizar a inclusão de todos os interessados na sua utilização, além de proporcionar uma possibilidade de extensão para a educação pública.
O torneio do Rio de Janeiro terá a participação de grandes nomes do circuito do tênis mundial, como Alexander Zverev, Holger Rune, Lorenzo Musetti, e a estrela brasileira João Fonseca, que promete brilhar no torneio.