Ministério da Educação divulga resultado do Sisu

Sistema de Seleção Unfiicada teve uma única etapa de inscrição para todo o ano e ofertou 261.779 vagas para 6.851 cursos de graduação em 124 instituições públicas de ensino superior de todas as regiões do país

Aprovados têm até 31 de janeiro para realizar a matrícula nas instituições de ensino - Foto Ministério da Educação

Os inscritos no processo seletivo de 2025 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) já podem conferir o resultado da chamada regular do programa. O Ministério da Educação (MEC) disponibilizou a lista dos selecionados nesta segunda-feira, (27/1), no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

O Sisu teve uma única etapa de inscrição para todo o ano e ofertou 261.779 vagas para 6.851 cursos de graduação em 124 instituições públicas de ensino superior de todas as regiões do país

A seleção para vaga em um curso de graduação nas instituições públicas de ensino superior é feita com base na média das notas obtidas nas cinco provas do Enem, respeitando o limite de vagas para cada curso e a modalidade de concorrência. É considerada a ordem das duas opções de curso conforme indicadas na inscrição pelos candidatos, além do perfil socioeconômico, de acordo com as exigências da Lei de Cotas.

Os aprovados têm entre 27 e 31 de janeiro para realizar a matrícula nas instituições de ensino, nas quais devem verificar a disponibilidade de entrega da documentação para matrícula por meio digital ou presencial. Também devem se informar sobre o período e o horário em que serão permitidos a entrega da documentação e demais procedimentos para a matrícula.

Reserva

Todos os candidatos inscritos no Sisu foram classificados, primeiramente, na modalidade de ampla concorrência, conforme o desempenho no Enem 2024. Em seguida, é prevista a reserva de vagas, segundo os critérios da Lei de Cotas. No mínimo 50% das vagas para graduações de todas as instituições federais de educação superior vinculadas ao Ministério da Educação (MEC) são reservadas a estudantes que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas ou comunitárias, que atuam no âmbito da educação do campo e são conveniadas com o poder público.

Renda

Dessa reserva, metade das vagas são destinadas aos alunos cujas famílias possuem renda igual ou inferior a um salário mínimo por pessoa. Já a outra metade é destinada a candidatos cuja renda não é definida. Em ambas as situações, os inscritos são classificados conforme os perfis de cor ou etnia, de quilombolas e de pessoas com deficiência, como indicado no ato da inscrição.

Públicos

A oferta de vagas por perfil de autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência é proporcional à presença de pessoas com esses perfis na população da unidade da Federação onde está localizada a instituição, de acordo com dados do Censo Demográfico de 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Lista de espera

Todos os candidatos não selecionados na chamada regular podem manifestar interesse em participar da lista de espera até 31 de janeiro. Para isso, basta acessar o boletim e clicar no botão que corresponde à confirmação de interesse em concorrer a uma das vagas da lista de espera.

ABIs

As Áreas Básicas de Ingresso (ABIs) compostas exclusivamente por cursos de licenciatura presenciais estão incluídas no programa Pé-de-Meia Licenciaturas. As ABIs são compostas por cursos que têm disciplinas iniciais comuns a todos os cursos, de modo que o aluno pode escolher uma formação específica daquele ciclo comum. Nesse caso, apenas as ABIs cujos cursos vinculados são exclusivamente licenciaturas presenciais estão incluídas no rol de cursos elegíveis para o Pé-de-Meia Licenciaturas.

Criado há 15 anos, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), gerido pelo Ministério da Educação (MEC), tem desempenhado um papel central no fortalecimento das instituições públicas de ensino superior e na ampliação do acesso à educação de qualidade.

Por meio de uma plataforma que conecta estudantes às universidades, o Sisu fortalece não apenas a inclusão social, mas também a diversificação do corpo discente e a otimização do preenchimento de vagas. O sistema ainda torna o processo de seleção mais prático para as instituições ao reduzir custos.

Sisu

O Sistema de Seleção Unificada reúne as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior do Brasil que aderiram ao processo seletivo vigente. A maioria das instituições participantes são da rede federal de ensino superior, com destaque para universidades e institutos federais.