Com a chuva do sábado na bacia do Rio dos Sinos a captação de água por produtores rurais voltou a ser autorizada pelo Departamento de Recursos Hídricos e Saneamento do Estado (DRHS). A medida ocorreu após a régua da Corsan, em Campo Bom, chegar a 1,24m, mas a situação ainda é de atenção.
Na sexta-feira, quando a régua de medição da Corsan em Campo Bom chegou a 1,19m, o DRHS informou que a captação de água na bacia do Rio dos Sinos seria suspensa a partir das 8h do sábado, devido o manancial ter atingido a cota mínima.
A informação é atualizada por meio de boletins diários que podem ser acompanhados no site da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura (SEMARGS), com atualização sempre às 16h.
A medida atende à deliberação do Comitê Hidrográfico da Bacia do Rio dos Sinos, de 3 de outubro do ano passado, que estabelece critérios para a operação dos sistemas de bombeamento de água durante o período de estiagem, priorizando o abastecimento humano. A captação pode ser retomada quando o nível for superior a 1,21m.