Prefeitos da Granpal discutem soluções conjuntas em imersão em Santo Antônio da Patrulha

Reunião aborda diversos temas como saúde, transporte, educação e reconstrução pós-enchentes, durante dois dias

Prefeitos da Granpal se reúnem em Santo Antônio da Patrulha para debater temas relevantes para a Região Metropolitana | Foto: Fabiano do Amaral

Os 22 prefeitos que compõem a Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) estão reunidos em Santo Antônio da Patrulha para uma imersão estratégica. O encontro, liderado pelo presidente da entidade e prefeito de Guaíba, Marcelo Maranata, ocorre no Estribo Hotel Estância e busca alinhar pautas prioritárias para os municípios, além de promover a troca de experiências entre os gestores.

De acordo com Maranata, a imersão é uma oportunidade de unir forças para solucionar problemas comuns às cidades da região. “A Região Metropolitana tem dinâmicas integradas, como transporte e saúde. Muitas vezes, um morador trabalha em uma cidade, estuda em outra e utiliza serviços de uma terceira. É essencial que os prefeitos atuem de forma conjunta para otimizar recursos e melhorar a qualidade de vida da população”, destaca.

Entre os principais temas debatidos estão o programa Assistir, do governo do Estado, que enfrenta críticas pelos recursos destinados à saúde, e a integração do transporte metropolitano. Segundo o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, a situação das filas de espera por cirurgias e exames é insustentável. “A dor não tem fronteiras, mas a falta de recursos tem impactado toda a Região Metropolitana. Precisamos alinhar uma pauta para cobrar ações do governo estadual”, afirmou Melo.

No transporte público, Melo ressaltou que, diante da impossibilidade de criar uma autoridade metropolitana que coordene a integração entre os municípios, cabe aos prefeitos unirem esforços para buscar soluções com o governo estadual. “Hoje, ônibus que passam por várias cidades não podem pegar passageiros ao longo do trajeto. Isso é um desrespeito ao usuário e precisa ser resolvido”, explicou.

Troca de experiências e novas lideranças

Com a recente renovação de prefeitos na região, sendo 11 deles novos no cargo, o encontro também tem o intuito de promover a integração e a troca de experiências entre os gestores municipais. “Esse é o momento de aprender com quem já tem mais experiência e compartilhar novas ideias. Temos prefeitos jovens e comprometidos, o que traz uma visão renovada para a gestão pública”, afirmou Maranata.

Sebastião Melo ressaltou a importância dessa troca para a formação de uma visão compartilhada. “Estamos representando quase 4 milhões de gaúchos e gaúchas. Decisões conjuntas fortalecem a gestão e garantem entregas melhores para a população”, disse.

Durante a imersão, os prefeitos definem prioridades e estratégias para o ano, que serão formalizadas em documentos e atas. A ideia é criar planos concretos para áreas como saúde, mobilidade urbana, educação e proteção contra enchentes. “Esses encontros geram ações práticas. No ano passado, conseguimos levar demandas importantes ao governo estadual e avançar em várias frentes”, destacou Maranata.