O Brasil registra nesta semana recordes históricos de consumo de energia devido às altas temperaturas que têm sido registradas em vários estados, especialmente no Sudeste, no Sul e em parte do Centro-Oeste. É o que mostram os números do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
O ONS registrou na quarta-feira o primeiro recorde de carga instantânea do ano no Sistema Interligado Nacional (SIN). Marcio Rea, diretor-geral do ONS, destaca que às 14h30 os valores apurados pelo Operador indicaram que a demanda de carga alcançou a marca histórica de 102.924 MW.
A marca superou o patamar máximo anterior, de 102.478 MW, que tinha sido anotado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico em 15 de março do ano passado, informou o ONS.
Na terça-feira, o Sistema Interligado Nacional registrou uma carga média de 91.645 MWmed, que naquele momento batia o pico anterior de 91.360 MWmed, também de março de 2024.
Ontem, a temperatura máxima na estação do Instituto Nacional de Meteorologia no município de Quaraí, fronteira com a cidade uruguaia de Artigas, no Oeste do Rio Grande do Sul, atingiu impressionantes 42,4ºC.
A máxima de 42,4ºC no município gaúcho de Quaraí é a mais alta deste ano no Brasil na rede oficial de estações do Instituto Nacional de Meteorologia, superando o maior registro anterior de 42,1ºC, no município de Porto Murtinho (Mato Grosso do Sul), no dia 17.