O governo do Estado assinou nesta terça-feira um convênio com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Sul (Senai-RS) para capacitação de mão de obra. A partir da parceria, firmada nesta tarde no Palácio Piratini, o programa Carretas do Saber passará a oferecer cursos itinerantes, cuja prioridade inicial é capacitar trabalhadores desempregados, subocupados, informais e jovens em busca do primeiro emprego.
De acordo com o secretário de Trabalho e Desenvolvimento Profissional (STDP), Gilmar Sossella, serão investidos mais de R$ 56 milhões para a aquisição de sete carretas equipadas com salas de aula e laboratórios, que percorrerão diversas cidades gaúchas. Durante o primeiro ano de operação, as unidades também terão à disposição a frota própria do Senai-RS, totalizando dez unidades.
O Sistema S fica também encarregado pela oferta de cursos profissionalizantes e contribuirão com expertise e infraestrutura.
Presente no ato, o presidente do Sistema FIERGS, Claudio Bier, destacou que a parceria é parte de uma proposta de interiorização da entidade, que segundo ele “precisa estar mais próxima do empresário”. “É lá na ponta que estão as dificuldades, sabemos deste apagão de mão de obra, e vamos pegar estrada para qualificar os profissionais”, complementou.
O governador Eduardo Leite afirmou que a proposta integra o RS qualificação e dará suporte também a Microempreendedores individuais (MEI). “É o ponto de partida para novos incrementos. E queremos que as pessoas se requalifiquem e adquiram novas habilidades, para que se insiram em novos espaços, novos mercados de trabalho”, finalizou Leite.