INSPIRAMAIS acontece nesta terça e quarta

Evento conta com 150 expositores de materiais diversos

Crédito: Divulgação
A 31ª edição do INSPIRAMAIS, salão que lançará mais de mil materiais inovadores e sustentáveis para as indústrias de calçados, confecções, tapeçaria automotiva, móveis e bijuterias, nos dias 21 e 22 de janeiro, marca a retomada da cadeia produtiva da moda depois dos impactos ocasionados pelas enchentes em maio de 2024. Em função da catástrofe climática que assolou o Rio Grande do Sul, no ano passado o evento aconteceu com edições adaptadas em Taquara/RS e em São Paulo/SP, no mês de julho.

Voltando ao seu formato original, que fez com que o INSPIRAMAIS fosse reconhecido nacional e internacionalmente como o único salão de lançamentos para as indústrias da moda, o evento volta, em janeiro de 2025, para Porto Alegre/RS, no Centro de Eventos FIERGS. O credenciamento é gratuito para profissionais do setor, compradores nacionais e internacionais e está aberto no site www.inspiramais.com.br.

Com 150 expositores de materiais diversos, que devem receber mais de 7 mil visitantes nos dois dias de evento, o INSPIRAMAIS, mais do que negócios e lançamento de coleções, traz uma programação intensa de conteúdos qualificados. Neste ano, as grandes novidades são as parcerias com a Central Única das Favelas (CUFA) e o engajamento do  setor de tapeçaria automotiva que, além de uma palestra, irá expor um automóvel todo reformado com materiais apresentados no salão.
PREMIAÇÃO
Um dos destaques do salão, será a apresentação de materiais produzidos por artesãos na Missão Acre. A apresentação de 18 tipos de materiais oriundos da floresta amazônica e suas aplicabilidades acontece a partir das 14h15 do primeiro dia. Encerrando o primeiro dia do evento acontece a entrega do Prêmio Primus, tradicional iniciativa realizada pela Assintecal para reconhecer empresas que se destacaram nas áreas de inovação, sustentabilidade, design e exportação. Na oportunidade, também serão conhecidas as mais novas empresas certificadas e recertificadas pelo Origem Sustentável, único programa de certificação de práticas ESG para empresas da cadeia produtiva do calçado do mundo. As entregas acontecem a partir das 19h.
No segundo dia do INSPIRAMAIS, 22, abre o salão, às 10h30, uma das palestras mais aguardadas da edição. Sob o título “O Lado Social com Experiências da CUFA”, Pablo Dalavera, coordenador municipal da CUFA em São Leopoldo e Novo Hamburgo; Eduardo Pereira Cardoso, coordenador da CUFA em Esteio; e Josemar Demenech, analista Sênior Sebrae RS; falam sobre a organização e suas mais de duas décadas de existência. Na apresentação, o foco será a iniciativa Favela Holding, grupo mantenedor da CUFA que conta com mais de 20 empresas voltadas para a favela e que se tornou seu braço econômico.
A partir das 13h15, outra atração inédita sobe ao palco da arena onde serão realizadas as palestras. No horário, pela primeira vez acontece uma apresentação sobre tapeçaria automotiva no INSPIRAMAIS. O painel será conduzido por Rafael Bonvicine (Cipatex) e terá como convidados Gustavo Araújo (GV Bancos), Leandro Roberto (Leandro Capotaria), Nicole Malagueta (influencer) e Kairon Oliveira (Kairon Race). Na oportunidade, os especialistas falarão sobre aplicações de materiais apresentados no salão no setor automotivo.
GRUPOS INTERNACIONAIS
Nesta edição do INSPIRAMAIS, a Assintecal, por meio do Brazilian Materials, programa de apoio às exportações do setor mantido pela entidade em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), trará 23 grupos internacionais para realizarem negócios no evento. Além do projeto, na edição 31 do salão é esperada uma delegação de 11 empresários peruanos para conhecer – e comprar – os componentes fabricados no Brasil.
Nesta edição, participam do Projeto Comprador grupos da Argentina, Colômbia, Equador, Guatemala, México e Paraguai. A expectativa do Projeto é bater o número de negócios realizados na edição passada do salão, em julho, quando foram gerados mais de US$ 6 milhões entre vendas efetuadas in loco e alinhavadas.