Ciclovia da avenida Ipiranga será totalmente recuperada até final de 2025

O investimento total da obra de recuperação do talude é de cerca de R$ 10 milhões

As obras no talude do Arroio Dilúvio acontecem durante todo o ano | Foto: Camila Cunha

A ciclovia da Avenida Ipiranga, danificada pelo talude do Arroio Diluvio que cedeu com as chuvaradas do ano passado, de acordo com a prefeitura de Porto Alegre, será totalmente recuperada até o final de 2025. Ao todo foram 11 pontos danificados. Dois deles já foram consertados no final de 2024. Desde 6 de janeiro, a obra acontece em mais um trecho, desta vez o localizado na esquina entre a Ipiranga e a rua São Manuel. Conforme o Departamento Municipal de Águas e Esgotos (Dmae), neste ponto, o trabalho deve se estender por seis meses.

“Teremos obras no talude ao longo de todo o ano. Muitos trechos serão feitos concomitantemente. O objetivo é alcançar, ao fim de 2025, a reconstrução de nove pontos que apresentaram desmoronamento entre julho de 2023 e maio de 2024″, afirma o diretor-geral interino do Dmae, Darcy Nunes dos Santos.

Os outros trechos serão iniciados conforme viabilidade do vencedor dos processos licitatórios e da mobilidade, o Consórcio Dilúvio, contratado pelo Dmae. Tendo em vista que é necessário o bloqueio de duas pistas da avenida para os trabalhos. O investimento é de cerca de R$ 10 milhões.

Segundo o departamento, as equipes estão preparando o terreno para colocação de pranchas metálicas que farão o reforço da estrutura dos taludes. Elas serão fixadas abaixo do nível do arroio, subindo até a cobertura, onde fica a ciclovia. ” São dois tipos de reconstrução: em concreto armado e usando gabiões, que são estruturas metálicas muito comuns na contenção e estabilização de taludes”, afirma Santos.

A Secretaria de Mobilidade Urbana e Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) esclarecem que, à medida que for avançando a recuperação dos taludes da Ipiranga e as obras forem sendo entregues, será refeita a sinalização que garante a segurança para o ciclista e o percurso da ciclovia será restabelecido. As pastas reforçam ainda que nos trechos bloqueados a calçada recebeu sinalização para que os ciclistas possam usá-la de modo compartilhado com os pedestres. A recomendação do uso do passeio público por parte do órgão gestor de trânsito nos trechos em que há bloqueio no traçado da ciclovia na avenida Ipiranga visa garantir a segurança do ciclista.

 

Saiba quais os trechos do talude que passarão por obras em 2025

– Em frente a uma concessionária automotiva, na esquina da rua São Manoel
– Em frente à concessionária de energia elétrica, próximo à rua Vicente da Fontoura
– Em frente a um laboratório, próximo à rua Santana
– Em frente a um restaurante, próximo à rua Lício Cavalheiro
– Em frente a uma revendedora automotiva, próximo à rua Vicente da Fontoura
– Em frente ao antigo Ginásio da Brigada Militar, próximo à rua Silva Só
– Planetário da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
– PUCRS, próximo à parada de ônibus do campus (sentido centro/bairro)
– PUCRS, próximo à rua Prof. Cristiano Fischer (sentido centro/bairro)