Temporal danifica telhado de 48 residências em Montenegro e causa interdição de unidade de saúde

A chuva forte que atingiu a cidade no fim da sexta-feira causou estragos pontuais; teve queda de granizo em algumas localidades do município

Além de destelhamentos, árvores e postes foram arrancados com a força dos ventos | Foto: Clovis Pereira / Defesa Civil de Montenegro / CP

Ao longo deste final de semana equipes da prefeitura de Montenegro trabalham incansavelmente para reduzir os impactos do temporal que atingiu a cidade ainda na sexta-feira. Ao menos 48 residências tiveram os telhados danificados em virtude dos ventos fortes e até mesmo por conta do registro de queda de granizo, de pequeno porte, percebido em alguns pontos isolados do município. Inicialmente as famílias receberam lonas, mas na manhã deste domingo todas já haviam sido contempladas com a entrega de telhas.

A Defesa Civil também contabilizou 28 registros de queda de árvores e 12 postes da rede de energiza elétrica caíram sobre ruas e estradas, obstruindo o trânsito. A unidade de saúde Joacir Menezes, no bairro Santo Antônio, cujo prédio já apresentava problemas de infiltração, precisou ser interditada por conta da água que invadiu o prédio e danificou ainda mais a fiação elétrica. A reforma no local que já estava prevista para iniciar na próxima semana vai começar imediatamente. Por isso, os atendimentos estão suspensos e os usuários devem se dirigir até a UBS Centro.

O Instituto de Meteorologia Baroclima registrou 52 milímetros de chuva em apenas 20 minutos. Os estragos indicam que, em alguns pontos da cidade, as rajadas de vento alcançaram entre 80km/hora e 90km/hora. Equipes seguem nas ruas atuando na desobstrução das vias públicas e na remoção dos entulhos carregados com a força dos ventos.