O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), sinalizador do Produto Interno Bruto (PIB), registrou alta de 0,10% em novembro na comparação com o mês anterior. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira, 16, pelo Banco Central. No trimestre houve avanço de 0,9%, na comparação com o trimestre anterior, enquanto no indicador a alta contabilizada no período foi de 1,12%. Frente ao mesmo período do ano anterior, os dados do IBGE mostram avanço de 4% da economia, enquanto o IBC-Br indicou alta de 4,7%
Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o IBC-Br teve alta de 4,1%, enquanto no acumulado em 12 meses passou a um crescimento de 3,6%, de acordo com números observados. A variação mostra a prévia do PIB em 154,2 pontos na série dessazonalizada (livre de influências), ante 154 pontos em outubro. Mesmo com a nova desaceleração, o índice renova o maior patamar de toda a série do IBC-Br, coletado desde janeiro de 2003.
O BC atribui o movimento à criação do novo feriado nacional em 20 de novembro, o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. Para a divulgação de dezembro, a autoridade monetária afirma que serão incorporadas ao cálculo informações das edições mais recentes das Contas Nacionais Anuais e das pesquisas estruturais anuais do IBGE.