Novo sistema de totens de monitoramento e alerta climático entra em operação em Porto Alegre

Além do início das operações dos 10 totens na Capital, também foi realizada a vistoria do sistema no do Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil (Cemadec)

Foto: Ricardo Giusti / Correio do Povo

A Prefeitura de Porto Alegre inaugurou nesta quarta-feira os 10 novos totens de monitoramento e alerta climático da Defesa Civil. Os equipamentos, que foram instalados no arroio Moinhos, na Ilha Grande dos Marinheiros, no arroio Passo das Pedras, em dois locais do arroio Sarandi, entre os bairros Humaitá/Vila Farrapos, na Ilha da Pintada, na barragem Lomba do Sabão, no arroio Guarujá e na travessa do Espigão, já entraram em operação.

Conforme a prefeitura, os totens realizarão diversas medições, como a precipitação, velocidade e direção do vento, temperatura, umidade, pressão, qualidade do ar e radiação solar, e poderão auxiliar a Defesa Civil Municipal no atendimento de emergências relacionadas a desastres climáticos. Além disso, os equipamentos possuem câmeras de videomonitoramento instaladas no totens têm visão de 360° graus e alto-falantes para reproduzir mensagens automáticas programáveis e emitir avisos por sirene.

O secretário do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) e coordenador do Escritório de Reconstrução e Adaptação Climática, Germano Bremm, explicou que a escolha dos locais que receberam os totens foi definida em função da mancha de inundação da enchente de maio de 2024 e em áreas onde foram registradas mortes e deslizamentos de terra. Dos 10 totens, oito estão em áreas que foram inundadas e outros dois em pontos considerados sensíveis.

O início da operação do novo sistema ocorreu no totem instalado na rua da Represa, sobre o arroio Moinho, no bairro Coronel Aparício Borges. “Os totens vão fazer esse monitoramento em tempo integral com a sala de situação da Defesa Civil e gerando um alerta automático no caso de um evento climático. De lá, a Defesa Civil pode usar esse aparelho para se comunicar com a população. Isso faz parte de um pacote de investimentos de mais de R$ 25 milhões”, apontou Bremm.

Cada totem de segurança climática conta com cinco câmeras, sendo quatro fixas e outra 360º graus, além de satélites para identificação de condições climáticas. O equipamento ainda possui sensor antivandalismo, informando as autoridades competentes em caso de danos no item. Todas as imagens captadas pelos totens serão espelhadas na sede da Smamus e ainda há a possibilidade delas serem acessadas em outros locais em caso de necessidade.

“Esses totens vão dialogar diretamente com a população que precisa ser muito bem informada sobre os alertas climáticas. Hoje, a visão que se tem é macro na região Metropolitana, mas ela não diz se na Restinga vai chover mais do que Sarandi. Então, com essa estrutura, poderemos nos preparar melhor. E esse totem não é da Prefeitura. Ele é da comunidade, que precisa cuidar bem dele pois é através do sistema que nós vamos poder dar proteção para essas famílias”, completou o prefeito Sebastião Melo.

Também foi realizada uma solenidade para marcar o início da operação no Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil (Cemadec), no bairro Jardim Botânico. O espaço foi reformado e recebeu novos equipamentos. “Estamos passando por sucessivos eventos. Saímos de um decreto de emergência e entramos em outro. Talvez essa seja a nossa rotina daqui para frente. Por isso, precisamos de uma Defesa Civil bem equipada, com informação de qualidade e que consiga interagir com a população”, finalizou o Coronel Evaldo Rodrigues Júnior, diretor-geral da Defesa Civil de Porto Alegre.

Veja os locais com monitoramento:

  • Ilha Grande dos Marinheiros – rua Santa Rita de Cássia
  • Arroio Passo das Pedras – avenida 10 de Maio
  • Arroio Sarandi – avenida Assis Brasil
  • Arroio Sarandi – rua Rodrigues Moreira
  • Cel. Aparício Borges/Arroio Moinho – rua da Represa
  • Humaitá/Vila Farrapos – praça do Sesi
  • Ilha da Pintada – praça Salomão Pires
  • Lomba do Pinheiro/Barragem Lomba do Sabão – rua do Zaire
  • Arroio Guarujá – avenida Guaíba
  • Lami – avenida Beira Rio
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com