O calendário econômico prepara uma série de eventos relevantes, como inflação ao consumidor nos Estados Unidos e índice de atividade econômica do Banco Central (IBC-Br) no Brasil. O calendário local inicia, nesta segunda-feira, 13, com a divulgação do Boletim Focus na segunda, com as principais projeções de economistas de mercado para indicadores macroeconômicos, como crescimento econômico, juros, inflação e dólar.
Dados de novembro da Pesquisa Industrial Mensal (PIM), com informações do Rio Grande do Sul, serão divulgados na terça-feira, 14, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O instituto também libera o crescimento do setor de serviços na quarta-feira, 15, enquanto o IBC-Br será divulgado pelo BCB na quinta-feira, 16.
Para encerrar a semana, a Fundação Getulio Vargas (FGV) divulga o resultado da segunda leitura do IPC-S de janeiro na quinta-feira, 16. Além disso, a fundação apresenta o Monitor do Produto Interno Bruto (PIB), na sexta-feira, 17, e o IGP-10.
MERCADO EXTERNO
Nos Estados Unidos, o principal indicador será o Índice de Preços ao Consumidor, que será revelado na quarta, assim como o Livro Bege. Além dos EUA, apresentam dados de inflação ao consumidor na próxima semana o Reino Unido e França, também na quarta, além da Zona do Euro como um todo, na sexta-feira, 17. Dados do Produto Interno Bruto (PIB) serão divulgados pela Alemanha na quarta, 15; além de Reino Unido e China na quinta-feira, 16.