Uma mulher foi libertada e um homem preso durante ação da Brigada Militar (BM) no bairro São José, na Zona Leste de Porto Alegre. A ocorrência de cárcere privado foi registrada na tarde de sábado e contou com a participação de equipes do Batalhão de Operações Especiais (Bope) para libertação da vítima.
Conforme o homem estaria armado com uma faca e teria feito a ex-companheira refém ainda no início da tarde, na residência da vítima, de 29 anos, sob fortes ameaças. A BM foi chamada e policiais do 19º Batalhão de Polícia Militar (BPM) iniciaram as negociações.
Diante das negativas do homem, o Bope foi acionado para tentar libertar a vítima e a rendição do homem, que se entregou à polícia no início da noite, por volta das 19h30min. Unidades do Corpo de Bombeiros Militar e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), também participaram do atendimento da ocorrência.
A vítima, de 29 anos, foi resgatada e recebeu atendimento médico, mas estava bem. Os dois estariam separados há três anos e, de acordo com a BM, a mulher teria medidas protetivas contra ele. À polícia, familiares informaram que o homem, que tem histórico de ameaças, demonstra obsessão pela mulher e seu filho.
A área nas imediações da residência chegou a ser isolada durante o atendimento, mas depois acabou liberada. O homem foi preso e conduzido à Delegacia e a Polícia Civil investigará o caso.