A plataforma Meu INSS, que deixa os serviços do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a um clique de distância, atingiu a marca de 830,8 milhões de acessos no ano passado. Desse total, o aplicativo responde por 707,4 milhões e o site 123,4 milhões. O tempo médio que usuários levaram quando acessaram a plataforma foi de 4 minutos e 21 segundos.
O número expressivo de acessos à plataforma levou o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, a determinar a colocação de mensagens em formato de carrossel (banner) na página inicial do site ou aplicativo Meu INSS, mesmo sem usar login e senha. Os banneres visam levar informação aos cidadãos. Por exemplo, o acesso ao programa Meu INSS Vale+, que antecipa R$ 150 do pagamento dos beneficiários e não cobra taxas e juros no mês seguinte, quando o valor é quitado. Ou ainda, alerta de segurança e proteção de dados para evitar golpe.
No aplicativo, somente o ícone Meu INSS+, que oferece a carteira do beneficiário e descontos em farmácias, viagens e serviços em parceria com instituições financeiras, registrou 34,5 milhões de acessos até segunda-feira (6/01). Foram geradas 2 milhões de carteiras do beneficiário e realizados 971 mil downloads de PDF. Tanto a carteira do beneficiário quanto o PDF servem como comprovante de vínculo com o INSS.
Para o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, os números demonstram como o atendimento remoto é importante para garantir o reconhecimento de direitos, a manutenção e o pagamento de benefícios. “A plataforma garante não só acesso aos serviços, mas também agilidade no atendimento”, afirmou.
Quem não tem familiaridade com tecnologia pode contar com a ajuda da Helô (assistente virtual), que explica o passo a passo para todos os serviços. Basta acessar o site ou o app. Criada para facilitar o acesso da população aos serviços do INSS, a assistente virtual realizou mais de 100 milhões de atendimentos desde a sua criação, há quase 4 anos.
(*) com Agência Gov.Br