As cidades de Gravataí e Viamão, na Região Metropolitana, têm convivido com acúmulo de lixo nas ruas e calçadas desde o final de 2024. Moradores dos dois municípios são unânimes em afirmar sobre o problema no recolhimento dos resíduos. Segundo eles, a falha na coleta é perceptível para quem circula pelos dois locais. Medidas emergenciais estão sendo tomadas pelas cidades para resolução da questão.
O Secretário Municipal de Infraestrutura de Gravataí reconhece o problema, mas justifica que houve dificuldade da empresa responsável pelo serviço para conseguir mão-de-obra durante as festas de final de ano. Laone Pinedo diz que nunca houve interrupção total da coleta, mas que foram eleitas prioridades.
“Em momento algum o serviço foi interrompido, o que houve foi que entre sábado e domingo o município deu prioridade para as grandes vias de circulação, para as regiões de comércio, onde tem muitos bares, restaurantes, além de produção e mais acúmulo de lixo orgânico. Nós intensificamos no final de semana o trabalho nessas regiões”, revelou Pinedo.
Ainda conforme o gestor, após a retomada plena do recolhimento, que ocorreu na última segunda-feira, todas as regiões da cidade têm sido atendidas. Segundo ele, até esta quinta retorna à normalidade com relação aos dias, programação e também as rotas de coleta de lixo na cidade.
Uma nota foi divulgada no início da semana pelo poder municipal de Gravataí, esclarecendo a questão:
“A Prefeitura de Gravataí informa que a operação de coleta de lixo foi retomada em sua totalidade nesta segunda-feira, 6 de janeiro.
No período pós-Natal, houve uma leve redução no serviço devido à diminuição temporária no quadro de pessoal, ocasionada pelos festejos de final de ano e pelo feriadão de Ano Novo.
Com o quadro de funcionários restabelecido, o serviço voltou à normalidade, garantindo a regularidade da coleta em todos os bairros.
Agradecemos a compreensão da população e reforçamos nosso compromisso em oferecer serviços de qualidade para a nossa cidade.
Prefeitura Municipal de Gravataí”
Viamão
Já em Viamão, problema semelhante ocorre. Conforme informações de moradores da cidade, algumas pessoas estão pagando pelo serviço. A prefeitura diz que uma força-tarefa para regularizar o serviço de coleta de lixo ocorreu no último final de semana. Somente no sábado uma operação conjunta entre a empresa contratada e a Prefeitura recolheu 252 toneladas de resíduos. A quantidade representa mais do que o dobro de um dia regular de coleta.
O Executivo municipal viamonense está divulgando desde esta semana cronogramas de rotas organizadas de forma emergencial, para continuar diminuindo o passivo de lixo acumulado pela cidade. De dois em dois dias os cidadãos da cidade estão sendo informados sobre os locais em que o serviço está sendo feito.