O Rio Grande do Sul arrecadou, até o dia 5 de janeiro, mais de R$ 1,92 bilhão com o pagamento antecipado do IPVA 2025. A quantia corresponde a 36,61% do valor devido pelos proprietários de veículos automotores no Estado, que conforme a Secretaria da Fazenda (Sefaz) gira em torno de R$ 5,44 bilhões.
Ao todo, 1,3 milhão de automóveis já estão com o imposto em dia para este ano, o que corresponde a 33,01% da frota com registro no RS. O primeiro levantamento oficial da Sefaz sobre a arrecadação será divulgado nos próximos dias.
Neste ciclo de cobrança, os proprietários de veículos podem obter economia caso quitem o imposto ainda em janeiro, antes do vencimento por placas, que ocorre no último dia útil de abril. Quem realizar a quitação até 31 de janeiro receberá desconto de 6% pela antecipação.
Também é possível dispor dos descontos de Bom Motorista e de Bom Cidadão. Tendo direito, poderão agregar os descontos que, neste caso, poderão chegar ao máximo de 24,8%.
IPVA 2025 pode ser parcelado em 6 vezes
Se o proprietário optar pelo parcelamento em seis vezes, também terá o respectivo desconto nas parcelas de janeiro (6%), fevereiro (3%) e março (1%). Neste caso, deverá ser feita a opção pelo parcelamento e pagamento da primeira parcela até 31 de janeiro.
Para validar o parcelamento, é obrigatório ainda o pagamento de todas as guias dentro dos prazos estipulados. Por exemplo, se o proprietário decidir iniciar o parcelamento em fevereiro, não será mais possível, pois precisa pagar a parcela ainda no mês de janeiro. Em fevereiro, terá de pagar a segunda. As parcelas que vencem em janeiro, fevereiro e março terão descontos de 6%, 3% e 1%, respectivamente.
Quem decidir pelo parcelamento do tributo pelo Pix precisam gerar todo mês um novo QR Code para o pagamento.
Saiba mais
Os descontos para bons motoristas estão mantidos como nos anos anteriores e variam em três faixas conforme o período sem infrações cometidas no trânsito. Para os condutores que não tiveram registro de infrações nos sistemas de informações do Estado no período entre 1º de novembro de 2021 a 31 de outubro de 2024 (três anos), a redução será de 15%.
Já quem não teve multa depois de 1º de novembro de 2022 (dois anos) recebe desconto de 10% e, depois de 1º de novembro de 2023 (um ano), tem direito a um benefício de 5%.
Também em três faixas, a redução no valor do IPVA pelo Bom Cidadão resulta da participação do contribuinte (pessoa física) no Programa da Nota Fiscal Gaúcha (NFG) e a solicitação de notas com CPF na hora da compra.
O desconto máximo de 5% será para quem possuir 150 notas ou mais, de 3% para quem tiver entre 100 e 149 notas e de 1% para o contribuinte que somar entre 51 a 99 documentos fiscais devidamente registrados. Ao todo, 37% da frota tributável terá direito ao benefício.