Esplanada tem segurança reforçada para o ato ‘abraço à democracia’

Viaturas do Corpo de Bombeiros estarão no local, enquanto policiais do Batalhão de Choque e da cavalaria da PM estarão de prontidão

Segurança é reforçada na Esplanada neste 8/1 Foto: PMDF/Divulgação/R7

A Esplanada dos Ministérios terá interdições parciais desde as 9h desta quarta-feira (8) para os eventos que marcam os dois anos do 8 de Janeiro. Ao R7, o secretário-executivo da Secretaria de Segurança Pública do DF, Alexandre Patury, disse que a capital está preparada para garantir tranquilidade e a ordem durante o evento desta quarta-feira.

“O esquema integrado reforça o policiamento e mobiliza as nossas forças de segurança em pontos estratégicos da Esplanada dos Ministérios. Estamos prontos para reagir a qualquer cenário que possa surgir, com equipes especializadas e ações coordenadas entre os órgãos locais e federais, assegurando uma resposta ágil e eficiente, se necessário”, assegurou.

O acesso à Avenida S1, que leva à Praça dos Três Poderes, contará com dois pontos de bloqueio, como parte do esquema de segurança. O primeiro bloqueio será realizado pela Polícia Militar, na Avenida José Sarney. Haverá revistas em pessoas e mochilas, com a proibição de objetos perigosos, como canivetes e itens perfurantes. O segundo bloqueio, sob responsabilidade do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), contará com detectores de metais para reforçar a segurança.

Após passar pelas barreiras, os participantes do ato “Abraço à Democracia” serão direcionados até a Praça dos Três Poderes. Grades foram instaladas na área do “Bandeirão”, onde a bandeira do Brasil permanece hasteada. Viaturas do Corpo de Bombeiros estarão no local, enquanto policiais do Batalhão de Choque e da cavalaria da PM estarão de prontidão nas avenidas próximas ao STF e ao Palácio do Planalto.

O Protocolo de Ações Integradas, elaborado pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, define o esquema de segurança do evento. As atividades começam às 11h com uma cerimônia organizada pelo Palácio do Planalto, seguida do ato principal às 12h30, na Praça dos Três Poderes.

A central de monitoramento, que reúne equipes de inteligência e forças de segurança, terá acesso a mais de 1.300 câmeras espalhadas pelo Distrito Federal e pelo centro de Brasília para acompanhar toda a movimentação e garantir a segurança do evento.