SXSW seleciona duas startups gaúchas para ir ao festival

Evento acontece de 7 e 15 de março no Texas

Crédito: Divulgação/Instituto Caldeira

As startups Aprix e Planton, do Rio Grande do Sul, Abstra, do Rio de Janeiro, e Drome, da Bahia, foram selecionadas para ir com tudo pago ao SXSW, o festival South by Southwest, no Texas, em março deste ano, de 7 e 15 de março. A seleção é resultado da campanha Let’s Go To SXSW, promovida pelo segundo ano consecutivo pelo Instituto Caldeira, pela Dell Technologies e pela Intel, e aberta a startups de todo o Brasil.

Um dos principais e mais cobiçados eventos de inovação do mundo, o SXSW é conhecido por suas conferências que celebram a convergência entre tecnologia, educação e cultura. De todas as startups inscritas online, 20 foram selecionadas pelo Instituto Caldeira, hub de inovação localizado em Porto Alegre, para participar do Pitch Competition, realizado no último dia 13: cada startup teve quatro minutos para apresentar seu pitch para uma banca avaliadora, formada por Carolina Cavalheiro (Instituto Caldeira), Marcelo Hoffmann (ABSeed Ventures), Marcelo Pereira (Dell Technologies), e Marta Saft (Thoughtworks).

No final, as startups foram escolhidas com base nos critérios de Escalabilidade (que leva em conta, por exemplo, se o modelo de negócios permite crescimento exponencial sem a necessidade de aumentar os custos proporcionalmente, e se o mercado alvo potencial é grande o suficiente para crescimento em escala), Impacto potencial (que avalia se a empresa soluciona um problema importante para outros negócios do segmento, e se contribui para a transformação digital do setor e traz melhorias em competitividade, custo e qualidade para seus clientes), Tecnologia (que analisa se a startup tem tecnologias próprias significativas que a diferenciam dos concorrentes e avalia a robustez da arquitetura tecnológica e a segurança dos dados), e Time (avaliando a experiência e as competências do time fundador e da equipe executiva, a complementaridade das habilidades dentro do time de founders, e o histórico de realizações passadas dos membros-chave da equipe).

O representante de cada startup vai receber passagem aérea de ida e volta (saindo de qualquer localização no Brasil), transporte do aeroporto para o hotel e vice-versa, hospedagem, ingresso para o SXSW, e ajuda de custo para alimentação. Faz parte da programação da viagem uma visita ao headquarter da Dell, para relacionamento com os executivos e contato com o que há de mais recente nas soluções tecnológicas da marca. O embarque está marcado para o dia 6 de março de 2025.