Calor leva moradores às piscinas públicas de Porto Alegre

Centros comunitários oferecem oportunidade para banho, além de aulas de natação

Pai e filho, Guilhermo e Estevan Mello, costumam curtir juntos a piscina pública da Cavalhada durante as férias de verão, em janeiro. | Foto: Ricardo Giusti

Os primeiros visitantes começaram a aparecer para curtir o verão nas piscinas públicas da Capital. Abertos desde o dia 17 de dezembro, os centros comunitários terão atividades até dia 28 de fevereiro. O maior movimento é previsto para o mês de fevereiro. Por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), os centros comunitários municipais oferecem aulas de natação, hidroginástica e banho para crianças, jovens, adultos e idosos, nos meses de janeiro e fevereiro.

Além das piscinas, outros espaços esportivos mantidos pela Smelj nos centros comunitários, como quadras e ginásios, terão atividades extras, gratuitas, também nos meses de janeiro e fevereiro de 2025. Entre as modalidades oferecidas, estão capoeira; beach tennis; futsal; yoga; musculação; ginástica; aula de ritmos; funcional; defesa pessoal; e tae kwon do.

As piscinas olímpicas passam por higienização semanal e cuidados com o PH da água. Além disso, as aulas ou banhos livres são acompanhados por profissionais de Educação Física concursados da prefeitura, que oferecem monitoramento durante os banhos, garantindo a segurança dos banhistas e evitando afogamentos ou outros incidentes.

O Centro da Comunidade Parque Madepinho (Cecopam), por exemplo, está aberto desde a semana do Natal e começou a receber os primeiros banhistas neste início de janeiro. Estevan Mello, de 4 anos, é frequentador assíduo e foi um dos primeiros visitantes de 2025. O pai, Guilhermo Mello, servidor público do Estado, aproveitou o recesso do trabalho e as férias da escolinha para levar o menino à piscina, passeio que eles já fazem juntos há três anos. Eles saíram de ônibus do bairro Santo Antônio, onde moram, em Porto Alegre, especialmente para curtir a piscina no Cecopam, que fica no bairro Cavalhada, Zona Sul.

A secretaria do Cecopam está aberta para atendimento de segunda a sexta-feira, pela manhã, das 8h30 às 11h30, e pela tarde, das 14h às 17h. Para mais informações sobre as aulas em grupo, basta entrar em contato para saber os horários. A coordenadora Aline Paulo Frediani destaca a hidroginástica para idosos, que ocorre das 10h às 11h30 às sextas-feiras.

Para participar das atividades, os visitantes precisam realizar um cadastro direto no local e obter uma carteirinha. Para isso, é preciso levar documento de identidade com RG e CPF (se menor deverá ser acompanhado pelo responsável ou trazer autorização que a Smelj fornece, assinada pelo responsável);

comprovante de endereço e uma foto 3×4 para a confecção da carteirinha.

Para quem já fez a carteirinha em anos anteriores, basta renovar diretamente na unidade. Além disso, após a emissão, o documento dá acesso a qualquer uma das piscinas. Antes do primeiro acesso à piscina, todos os visitantes precisam assistir à Oficina de Saúde, com orientações sobre como usar a piscina.

Endereços e contatos dos Centros com piscina:

– Centro Comunitário Primeiro de Maio (Ceprima) – rua Camoati, 64, bairro Santa Maria Goretti – CONTATO: 3289 1313;

– Centro de Comunidade da Vila Floresta (Cecoflor) – rua Irene Capponi Santiago, 290, bairro Cristo Redentor – CONTATO: 3289 8335;

– Centro da Comunidade Parque Madepinho (Cecopam) – rua Arroio Grande, 50, bairro Cavalhada – CONTATO: 3289-4871 / 3289 4871;

– Centro Esportivo da Vila Ingá (Cevi) – rua Papa Pio XII, 350, bairro Passo das Pedras – CONTATO: 3289 4888;

– Centro de Comunidade da Vila Restinga (Cecores) – avenida Economista Nilo Wulff, bairro Restinga – CONTATO: 3289 4886.

Dias e horários para todas as piscinas

– Terça a sexta-feira: 9h às 12h e das 14h às 18h;

– Sábado e domingo: 14h às 18h.

– Segunda-feira: fechadas para manutenção.