Granizo é registrado em várias cidades do sul

Em lugares como Dom Feliciano e Canguçu, a chuva chegou ainda no dia 1º. Já em Rio Grande, São José do Norte e Pelotas a precipitação começou na tarde desta quinta-feira

Foto: Defesa Civil de Dom Feliciano /Divulgação

O início do ano é de chuva e granizo em algumas localidades do sul do Estado. Em Dom Feliciano o temporal de granizo ocorreu no final da tarde de quarta-feira, durante a cerimônia de posse do novo prefeito Tiago Szortika e durou em torno de 45 minutos. Nesta quinta-feira, as equipes da Defesa Civil seguiam em campo realizando o levantamento dos estragos.

Até às 16h desta quinta-feira, 25 casas já tinham sido cobertas com lona. Equipes da Emater, Sindicato Rural e Secretaria de Agricultura seguem realizando o levantamento das perdas na área rural. Foram atingidas plantações de fumo, uva e milho. “Primeiro vamos juntar as informações e se reunir com o prefeito para ver se irá ser decretado emergência, pois uma área da cidade, principalmente o bairro São Francisco e localidades próximas foram muito atingidas”, destaca a coordenadora municipal da defesa civil Danieli Rosinski Szymanski.

Em Canguçu, a chuva de granizo ocorreu no final da manhã do dia 1º e atingiu lavouras de fumo nas localidades de Posto Branco, Nova Gonçalves, Iguatemi, Palma e Herval, além da baixada do Rodeio, Potreiro Grande e Rincão São João. A Emater segue trabalhando para contabilizar os números dos prejuízos. A projeção inicial, que até o final da tarde desta quinta-feira não havia sido confirmada, é que o granizo tenha atingido em torno de 600 produtores rurais.

Após um início de quinta-feira lindo, com temperatura alta e sol, o que favoreceu a ocupação na praia do Cassino, Rio Grande, no sul do Estado, a população de Rio Grande foi surpreendida por uma chuva de granizo em várias localidades do município. Conforme a Prefeitura, a Defesa Civil ainda realiza o levantamento dos problemas .Também foi registrado granizo em São José do Norte. Em diversos grupos nas redes sociais, há fotos de pedras, que no Taim chegaram a dois centímetros.