Morreu, na madrugada desta terça-feira, mais uma pessoa atingida durante um tiroteio na zona Norte de Porto Alegre. A vítima é um idoso e não tinha envolvimento na troca de tiros que resultou em outras duas mortes em um bar, na avenida Brasiliano Índio de Moraes, no bairro Passo d’Areia, no entorno do Viaduto Obirici. Ele foi identificado como Carlos Alberto Machado, baleado quando saía do local.
Os outros mortos são Dionas de Andrade Borges, que seria o alvo da execução, e um atirador ainda não identificado. O crime teria relação com o tráfico de drogas.
A ocorrência foi por volta das 16h de segunda-feira. De acordo com a Polícia Civil, um homem armado entrou no estabelecimento e efetuou um disparo na cabeça de Dionas, que estava sentado em uma mesa. Um soldado da Brigada Militar que estava de folga presenciou o ataque e trocou tiros com o atirador, que morreu no local. O PM não ficou ferido.
Durante o tiroteio, Carlos Alberto Machado acabou sendo alvejado no abdômen. Ele chegou a ser encaminhado ao Hospital Cristo Redentor, onde faleceu na UTI. O idoso seria apenas um frequentador do bar, sem nenhuma relação com os envolvidos na ocorrência.
Ainda não está claro o motivo da execução de Japa. Uma das linhas da apuração é que ele tenha sido morto por ordem de comparsas da mesma quadrilha. Entretanto, não é desconsiderada a participação de rivais que atuam na localidade. O traficante também estaria jurado de morte por criminosos que atuam no bairro Mathias Velho, em Canoas.
O atirador não portava documentos. Ele também não frequentava a região, conforme policiais. Foi apreendida em posse dele uma pistola calibre 9 milímetros. A arma, de uso restrito, estava com a numeração raspada.
A investigação preliminar aponta que o alvo dos tiros seria Dionas de Andrade Borges, conhecido como Japa. Morador do bairro Lomba do Pinheiro, na zona Leste, ele somava antecedentes por tráfico de drogas e teria ligação com um grupo criminoso. O local onde os fatos aconteceram é suspeito de ser um ponto de venda ilegal de narcóticos.