O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), confirmou na tarde desta segunda-feira mais sete nomes para o primeiro escalão da prefeitura. Os anúncios contemplam atuais vereadores que não foram eleitos, preenchem secretarias e uma autarquia.
Foram definidas quatro permanências: Liliana Cardoso segue na pasta da Cultura, Adão de Castro Júnior continua na Mobilidade Urbana e Alexandre Aragon permanece secretário de Segurança. Além disso, Letícia Batistela seguirá como diretora-presidente da Procempa.
Dentre novos nomes anunciados, estão dois atuais vereadores aliados de Melo que não conquistaram a reeleição. Mônica Leal (PP) assumirá a secretaria de Transparência e Controladoria (SMTC), enquanto Cassiá Carpes (Cidadania) será titular da pasta de Administração e Patrimônio (SMAP).
Porto Alegre terá um novo Procurador-Geral do Município. O procurador concursado Jhonny Prado, que atuou como chefe de gabinete do prefeito no período eleitoral, assumirá a PGM. Foi anunciada ainda a permanência do secretário-adjunto da pasta de mobilidade, Matheus Ayres (PP).
Antes da posse, a primeira troca
Indicação do PL, Lisandra Ferreira Dornelles, que foi anunciada para chefiar o Gabinete da Causa Animal, não irá assumir. O governo foi comunicado pelo partido que a nomeação foi revista.