O último final de semana de 2024 abre com grande movimentação de pessoas nas praias do Litoral Norte. Embora os termômetros não registrem temperaturas tão altas, ficando na casa dos 25º C durante a manhã, o Sol forte, com ausência de nuvens e pouco vento, faz aumentar a sensação de calor de quem resolveu aproveitar o dia na beira da praia. O céu praticamente sem nuvens e o mar limpo, eram atrativos a mais.
Em Capão da Canoa, o movimento neste sábado já era maior do que os últimos dias da semana. Desde o trânsito até os estabelecimentos comerciais, já é possível ver um aumento populacional para a virada do ano, entre terça e quarta-feira.
Na praia não é diferente. No calçadão, um grande movimento também era registrado de pessoa praticando atividades físicas. Desde caminhadas até corridas, dos jovens aos mais velhos, o espaço ficou tomado. Nas quadras de areia, também havia uma presença intensa de pessoas, principalmente homens jogando futevôlei. O mesmo acontecia nas quadras de bocha, com dezenas de praticantes.
À beira-mar, guarda-sóis e gazebos dominavam a paisagem da praia de Capão da Canoa. Embaixo de cada uma das estruturas, também há grande presença de veranistas. Na areia, famílias dividiam o chimarrão, mulheres tomavam banho de sol, enquanto pais e filhos jogavam futebol, entre diversas outras atividades percebidas. No mar, muitas crianças se divertiam, acompanhadas, também, de muitos adultos.
Entre os milhares de veranistas, o porto-alegrense Luiz Carlos Ferraro, de 68 anos, se abrigava na sombra enquanto outros sete familiares curtiam o mar. “A gente vai revezando. Um pessoal cuida das coisas e depois retorna, enquanto os outros vão depois”, explica.
Ele conta que está desde o dia 19 em Capão da Canoa. “Eu vim para passar o Natal e o Ano-Novo. Viemos para a praia hoje as 6h e vamos ficar até o final da tarde”, detalha Ferraro. Para o aposentado, a condição climática propícia da manhã de sábado era atrativa para aproveitar com a família. “O dia está lindo, o tempo bom e o movimento muito bom. A praia está lindíssima, bem limpinha”, conclui.