A virada de ano movimentará cerca de 25 mil pessoas na Estação Rodoviária de Porto Alegre, com o Litoral Norte sendo o principal destino buscado pelos viajantes. Assim como no Natal, o número de passageiros esperado para o Réveillon segue próximo ao registrado no mesmo período do ano passado, o que é visto com otimismo após as incertezas do período pós-enchente.
Para atender à demanda, a Rodoviária ampliará o número de ônibus em circulação. Além dos 220 horários diários regulares, outros 250 ônibus extras serão disponibilizados entre esta sexta-feira (27) e a próxima terça-feira (31). Segundo o gerente de operações Jorge Rosa, as vendas estão aquecidas. “A expectativa é chegar ao mesmo número do ano passado. Nossa preocupação era grande no pós-enchente, mas as vendas estão boas”, avalia.
Com o Ano-Novo caindo em uma quarta-feira, Jorge explica que o movimento se estendeu ao longo de vários dias, em vez de se concentrar em apenas um. “No Natal, tivemos boa movimentação na quinta, sexta, sábado e até na segunda-feira. Isso fez com que o movimento extraordinário se espalhasse”, pontua.
Desde a semana passada, a média de vendas de passagens diárias subiu de 6,5 mil, registrada em períodos normais, para 8 mil, impulsionada pelo movimento de final de ano. A expectativa é que esse patamar se mantenha para o Réveillon.
O Aeroporto Internacional Salgado Filho também segue operando normalmente e prevê movimentação intensa até o dia 5 de janeiro, com 366,7 mil passageiros circulando pelo terminal em 2.428 voos, no período entre o Natal e o Ano-Novo. Desses, 361,5 mil são de voos domésticos e 5,1 mil de voos internacionais.
Outros terminais regionais também apresentam boas expectativas. O Aeroporto de Santo Ângelo estima receber 3,6 mil passageiros em 38 voos, o que representa um aumento de 19% em relação ao mesmo período do ano passado. Já em Passo Fundo, são esperados 11.853 passageiros em 82 voos, marcando um crescimento de 10% comparado ao ano anterior.