Empresa responsável pelo recolhimento de lixo em Viamão prevê regularizar o serviço no Ano Novo

Em seis dias foram recolhidas mais de 1 mil toneladas de resíduos das ruas; empresa opera em sistema de força-tarefa, com escalas de 24 horas

Moradores de Viamão voltaram a reclamar do volume de lixo espalhado em frente as casas, condomínios e comércios na área central. As montanhas de resíduos domésticos têm causado mau cheiro e proliferação de insetos, como moscas e baratas, trazendo prejuízos saúde pública e deixando um aspecto de cidade suja. A população garante que o pagamento da taxa do lixo está em dia, mas o serviço está sendo prestado de forma precária. A Prefeitura de Viamão informou que uma nova empresa, contratada de forma emergencial, está operando desde o dia 19. Devido ao grande acúmulo de resíduos nas ruas, a normalização deve levar alguns dias.

O diretor executivo da Brisa Transportes, Vinícios Cardoso, responsável pelo recolhimento de lixo na cidade desde o último dia 19, diz que a empresa está atuando em sistema de força-tarefa desde que assumiu os trabalhos com escalas de 24 horas. “Trabalhamos inclusive no domingo e no dia de Natal. Tem localidades que não recebem o serviço há mais de 15 dias, e temos constatado uma demanda fora do comum.” Em seis dias, segundo ele, foram recolhidas mais de 1 mil toneladas de resíduos das ruas da cidade.

Os bairros mais críticos são Itapuã e Águas Claras, na zona rural. “Os condomínios também são locais que concentram muito volume de lixo. Nesta época ainda contamos com o agravante que é o Natal. As pessoas estão em casa, confraternizando e assim produzem mais descartes. Temos a projeção da normalização do serviço para a semana do Ano Novo, em que as famílias se deslocam mais para o litoral e o trânsito também fica menos carregado. Vamos atuar até regularizar todo o passivo”, garante o diretor da Brisa.

Viamão tem 180 pontos de coleta de lixo mapeados e 18 bairros. O valor do contrato com a nova empresa, que deve operar pelo período de seis meses, é de R$ 10 milhões.