Hospital de Clínicas de Porto Alegre assina contrato para criação do Centro Integrado de Oncologia

Investimento de R$ 20 milhões havia sido anunciado em 2023

Foto: Rodrigo Wenzel / HCPA / Divulgação

O governo do Estado do Rio Grande do Sul e o Tribunal de Justiça (TJRS) celebraram, nesta quinta-feira, a assinatura de repasses destinados à área da saúde em diferentes frentes. O diretor-presidente do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), professor Brasil Silva Neto, assinou o contrato para o recebimento dos R$ 20 milhões, anunciados em 2023, para a criação do Centro Integrado de Oncologia (Cionco).

Brasil agradeceu a iniciativa transformadora do Tribunal de Justiça, que viabiliza avanços significativos no cuidado centrado no paciente. Ele agradeceu a destinação de verbas e ressaltou que o HCPA conta com um projeto estruturado para a duplicação da Hemodiálise, que está em busca de recursos.

O governador do Estado, Eduardo Leite, valorizou a harmonia entre diferentes Poderes e hospitais para ofertar soluções consistentes para a população. A secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, destacou a formalização do convênio para o Cionco e também o mutirão da Oftalmologia, que envolverá diversos hospitais, incluindo o HCPA, e deve reduzir a fila de espera por cirurgia de catarata em 46%.

O desembargador Alberto Delgado Neto explicou que o projeto Judiciário Solidário busca levar Justiça às pessoas fora dos tribunais. “Não há injustiça maior do que não ter acesso à saúde”, afirmou.

O Centro Integrado de Oncologia (Cionco) permitirá ampliar a capacidade de atendimento oncológico no HCPA, proporcionando mais qualidade e agilidade na assistência de alta complexidade aos pacientes. Os recursos serão aplicados em obras, aquisição de mobiliário e equipamentos para o centro, que será instalado no quarto andar do Bloco C, em uma área de quase quatro mil metros quadrados.