O IGet apresentou uma alta de 4,8% no IGet Serviços em relação a outubro. Os serviços de alojamento e alimentação, por exemplo, indicaram um aumento de 5,5%, revertendo parcialmente as quedas observadas nos meses anteriores. Enquanto isso, o segmento de outros serviços às famílias manteve a sua característica de volatilidade, registrando uma leve queda de 0,7% no mês.
O indicador acompanha o desempenho do comércio varejista brasileiro, apresentou sinais de recuperação nos serviços às famílias, além de um desempenho positivo na composição do varejo. Enquanto isso, o segmento de outros serviços às famílias manteve a sua característica de volatilidade, registrando uma leve queda de 0,7% no mês. No varejo ampliado, os números de novembro apontam para uma alta de 5,4%.
A composição da atividade varejista foi marcada por sinais amplamente favoráveis. Ainda no índice restrito, o segmento de supermercados se destacou ao registrar uma alta significativa de 16,8%. No índice ampliado, outros setores como, automóveis, partes e peças cresceram 2% e materiais de construção 4,4%, contribuindo positivamente. Com esse resultado, o indicador demonstra uma retomada robusta, provavelmente influenciado pelas promoções da Black Friday e pelo aquecimento do mercado de trabalho.
Embora o desempenho geral de novembro tenha sido bastante positivo, o relatório ressalta que a redução do ímpeto fiscal pode vir a moderar o consumo nos próximos meses. Entretanto, a resiliência da renda e do mercado de trabalho continua oferecendo suporte à demanda, ajudando a limitar desacelerações mais acentuadas e configurando um cenário de estabilidade para o fechamento do quarto trimestre de 2024.