O mês de dezembro é o melhor período de vendas do ano para o varejo. Para o presidente da Federação das Associações Gaúchas do Varejo, Vilson Noer, não é apenas o fator “presente” que faz a economia girar, mas este ano em especial, deverá ser marcado pelo consumo de produtos locais. Em vendas, a tendência é um crescimento levemente melhor do que o ano passado, algo em torno de 7%, o que representa um incremento de aproximadamente R$ 4,3 bilhões na economia gaúcha.
“Estamos nos recuperando ainda da maior enchente da história no nosso Estado e com um movimento por compras para fortalecer o comércio local, para contribuir com quem acredita e empreende aqui. O ticket médio das compras tende a ser um pouco mais baixo, porém serão presentes com mais significado. Muitos gaúchos perderam tudo e presentes úteis e de reposição devem estar entre os mais procurados para presentear. Outro ponto a ter atenção é sobre o preparo dos lojistas para o reabastecimento de produtos, pois ainda há dificuldades logísticas”, explica Noer.
A data cairá no meio da semana – de terça para quarta-feira – o que favorece as compras de última hora. Segundo o presidente, as entidades do interior sinalizaram que, em diferentes regiões do Estado, a Black Friday antecipou as vendas de Natal, pois os consumidores aproveitaram as oportunidades e os preços promocionais.
O décimo terceiro também impulsiona o consumo pois os consumidores tendem a direcionar uma parte deste pagamento para a compra de presentes natalinos. “Estamos todos otimistas, mesmo sabendo que a realidade ainda é de retomada e de consumo consciente. Natal é emoção, é carinho e presentear sempre foi uma forma de demonstrar tudo isso”, finaliza o presidente da Federação AGV.