O Natal de 2024 deve movimentar cerca de R$ 6,6 bilhões em vendas no Rio Grande do Sul. A expectativa positiva da FCDL-RS está estruturada no otimismo que os lojistas gaúchos apresentam ao observar a movimentação dos consumidores em busca dos presentes natalinos. O presidente da entidade, Vitor Augusto Koch, destaca que neste momento existe uma boa dinâmica de consumo no Rio Grande do Sul e isso estimula as compras para o Natal.
O dirigente lembra, ainda, que dezembro é um mês onde as vendas do comércio crescem, tradicionalmente, cerca de 30% na comparação com os demais meses do ano. E, no segmento de roupas, calçados e acessórios pode chegar a um incremento de até 80%, em função da compra e da troca de presentes. Esses itens são muito procurados pelos consumidores por oferecem benefícios como ticket médio acessível e ter utilidade para quem os recebe.
Outro detalhe significativo é que, a exemplo dos anos anteriores, a maior movimentação deve ocorrer na semana que antecede o Natal, especialmente nos dias 21, 22, 23 e 24 de dezembro. E muitas trocas devem acontecer a partir do dia 26. Assim, a FCDL-RS reforça algumas dicas importantes para os lojistas aproveitarem a data e ampliarem suas vendas. Propiciar ao consumidor a melhor experiência de compra possível, desenvolver promoções criativas e atraentes, evitar a demora no atendimento presencial e disponibilizar opções de pagamento que se adaptem ao bolso do consumidor.