As vendas no varejo cresceram 1,4% em novembro, em relação ao mesmo mês no ano anterio. Em termos nominais, que retratam as vendas observadas pelo varejista, o crescimento foi de 6,3%. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira, 11, no Índice Cielo de Varejo Ampliado (ICVA). O desempenho é explicado pelo fato do mês ter um dia útil a menos em relação ao ano passado.
“A Black Friday trouxe um importante impulso para o varejo em novembro. A data, famosa por promoções e ofertas, registrou crescimento relevante em relação ao ano passado”, afirma Carlos Alves, vice presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo. Segundo ele, o feriado do Dia da Consciência Negra, celebrado pela primeira vez em território nacional, pode ter contribuído para o resultado do setor de Recreação e Lazer, que registrou alta no mês.
Os macrossetores de Serviços e Bens Não Duráveis apresentaram alta no faturamento de 4,6% e 1,1%, respectivamente. No caso de Serviços, o segmento que mais se destacou foi Turismo e Transporte. Em Bens Não Duráveis, a maior variação positiva foi no setor de Drogarias e Farmácias. O macrossetor de Bens Duráveis e Semiduráveis teve queda de 0,9% no faturamento. Nessa categoria, o segmento de Materiais para Construção registrou o pior resultado.