PMEs online gaúchas faturam R$ 23,2 milhões em 2024

Resultado representa um aumento de 39% em comparação a 2023

Crédito: iStock/Divulgação

As pequenas e médias empresas do varejo online do Rio Grande do Sul faturaram R$ 23,2 milhões com as vendas durante a Black November, período de promoções que acontece durante todo o mês de novembro e inclui a Black Friday. O resultado representa um crescimento de 63% em relação ao faturamento alcançado em 2023 (R$ 14,2 milhões). Os dados são da Nuvemshop, plataforma de e-commerce líder na América Latina.

Foram comercializados 274 mil produtos durante todo o mês de novembro, um montante 39% superior ao de 2023. Os destaques de vendas foram mouse pads, poltronas e travesseiros. O ticket médio foi de R$ 323. Dentre os segmentos que mais faturaram no Rio Grande do Sul, Moda lidera, totalizando R$ 4,9 milhões, seguido por Saúde & Beleza (R$ 873,5 mil), Presentes (RS 775 mil) e Casa & Jardim (R$ 707 mil). Na análise foram consideradas as vendas realizadas durante todo o mês de novembro de 2023 e 2024 da base de lojistas gaúchos da Nuvemshop.

De acordo com Babi Tonhela, diretora de Estratégia de E-commerce na Nuvemshop, estender as ações ao longo do mês se tornou tão importante quanto a Black Friday. “Hoje o consumidor já espera que as promoções aconteçam por um período estendido, e isso não apenas amplia o alcance das ações, mas também permite que os varejistas otimizem ainda mais seus estoques e criem um calendário de descontos e experiências para os clientes. Agora, pós-evento, é o momento de reforçar a presença digital, investir em estratégias de retenção e fidelizar o público para os próximos meses”, explica a executiva.