Quase 40% dos lojistas da capital venderam mais do que ano passado na Black Friday. Para 24% deles, as vendas deste ano foram idênticas ao do último ano. É o que revela pesquisa do Sindilojas e divulgada nesta quarta-feira, 4.
Segundo a pesquisa, o 25 de novembro foi o dia em que mais lojas iniciaram as suas promoções. Foram 76,5% das respostas indicando esta data como o pontapé inicial para os descontos na Black Friday. A 1ª quinzena do mesmo mês foi citada por 14,7% e o final de semana anterior ao da Black (dias 23 e 24/11) por 8.8%.
Novamente o próprio dia D, a sexta-feira da Black Friday, dia 29, desponta na frente como o dia de maior movimento. Com 82,4% das citações, ficou bem à frente da segunda colocada, a quinta-feira, dia 28 (11,8%).
Sobre as lojas que adotaram a Black Friday, a venda que contempla tanto o espaço físico quanto o online, lidera a pesquisa. São 75% dos lojistas que afirmam ter vendido desta forma. Venda apenas no espaço físico ficou com 25%. Os canais digitais mais usados na hora da venda, segundo a pesquisa da Entidade, foram: site da loja (44%), que segue na liderança. O Instagram (32%), que este ano apareceu na 2ª colocação, e o WhatsApp (24%), trocando de posição com o Instagram. As principais formas de pagamento utilizadas no online são os links, com 52%, seguido por Pix à vista, com 24%, e cartão de crédito, com 20%. O perfil dos entrevistados nos mostram que, 62% deles têm lojas de rua e 38% em Shopping.
“Entendemos que as vendas aconteceram, talvez não no volume desejado, mas o comércio recebeu um bom movimento nos dias da Black, sim. Sabemos que o volume de vendas no comércio varejista está em plena recuperação aqui na capital e também no estado, e isso nos dá confiança para que o setor volte a ser pujante, comentou Arcione Piva, presidente do Sindilojas Porto Alegre.