Apesar da facilidade da obtenção de cartões de crédito e parcelamento em crediários, mais de 50% dos consumidores pretendem comprar à vista seus presentes de Natal. Conforme pesquisa da CDL Porto Alegre, 49,5% pagarão com salário do mês, 14,5% com reserva financeira, 15,8% com 13º salário e 3,3% por meio de empréstimo de algum familiar.
Muitas famílias pretendem aproveitar o pagamento à vista para receber facilidades como descontos. Esse formato facilita também na organização financeira, pois não prejudica a renda em meses futuros e também auxilia pessoas com dificuldades com cartão de crédito.
“O pagamento à vista pode viabilizar a obtenção de descontos por parte dos consumidores, representando uma boa economia de recursos ao longo do tempo. Existe também um outro aspecto relacionado à organização financeira, principalmente para quem tem dificuldades em lidar com o pagamento da fatura do cartão de crédito dentro do prazo ou para aqueles que acabam caindo no cheque especial com frequência. Logo, o pagamento à vista (débito ou PIX) faz com que a pessoa só gaste aquilo que ela efetivamente tem, sem recorrer a empréstimos”, explica o economista-chefe da CDL Porto Alegre, Oscar Frank.
A organização financeira é um ponto a se valorizar neste cenário de Natal. Em 2024, a CDL POA lançou seu Programa de Educação Financeira que busca conscientizar a população sobre os cuidados com a contabilidade pessoal. Através de um melhor controle, as pessoas podem colher frutos relacionados a realização de seus objetivos.
Para este Natal, 51,4% das pessoas pesquisadas comprarão presentes de moda e acessórios, 28% de bebês e crianças, e 24% de perfumaria e cosméticos.