Encerra-se na próxima sexta-feira o prazo para que as cooperativas do Rio Grande do Sul inscrevam seus projetos para o Fundo Social 2025. Liderado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do RS (Sescoop/RS), o programa destinará R$ 3 milhões para financiar até 20 iniciativas que impactem positivamente as comunidades onde as cooperativas estão inseridas.
Podem ser inscritas propostas relacionadas às áreas de educação, saúde, cultura, integração social, geração de renda e meio ambiente. O valor máximo a ser apoiado para cada projeto será de R$ 200 mil, podendo ser proporcionalmente maior para propostas envolvendo duas ou mais cooperativas.
A lista dos projetos selecionados será divulgada em 30 de janeiro de 2025. As informações sobre o Fundo Social estão no site somoscooperativismo-rs.coop.br/institucional/sescoop/fundo-social.
Fundo Social 2024
Na última edição do Fundo Social, foram selecionados 15 projetos. Um deles, desenvolvido pela cooperativa Sicredi Essência, criou um programa de inclusão financeira e profissional para jovens de baixa renda de Alegrete, na Fronteira Oeste. Os contemplados pelo projeto receberam aulas de Trabalho em Equipe, Expressão Corporal, Educação Financeira, Marketing Pessoal e Projeto de Vida. A expectativa é de que os jovens se tornem empreendedores e profissionais qualificados.
Outro projeto, apresentado pela Unicred Ponto Capital, formou 24 alunas em um curso profissionalizante de Costura Industrial do Vestuário, realizado em Santa Maria e Santiago. A iniciativa buscou capacitar mulheres e abrir oportunidades de trabalho em um mercado sustentável.
Até o momento, 7,6 mil pessoas foram beneficiadas pelos projetos do Fundo Social 2024.