Supermercados gaúchos projetam alta de 6% com vendas do final de ano

No país, setor projeta alta de 12% no consumo no período

Crédito: Getty Images

O setor supermercadista gaúcho prepara seus estoques e as 6,7 mil lojas no Estado para as festas de final de ano – o presidente da AGAS estima que cerca de 20% dos valores injetados na economia pelo 13º salário deverão ficar nos caixas do segmento. Os principais produtos a serem comercializados para as festas de Natal e Ano-Novo, tradicionais períodos de boas vendas para o setor, são itens típicos como aves, espumantes, panetones e frutas secas (Natal); e espumantes, lentilhas, outras bebidas e carne suína (Réveillon). A estimativa da AGAS é que as vendas registrem um pequeno crescimento em relação às festas do ano passado, na ordem de 6%.

No país, os supermercadistas projetam alta de 12% no consumo no período de festas, de acordo com levantamento da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Neste ano, a disparada do dólar e os fatores climáticos, que impactam os preços dos alimentos desde setembro, atingem a cesta de produtos natalinos, que estão 8% mais caros na comparação com o ano anterior.

Será uma celebração diferente, de muita união e compartilhamento. O Estado passou por um ano difícil e a completa recuperação social e econômica ainda está longe de ser concluída. As festas serão um momento de integração e celebração, e os supermercados estarão prontos para abastecer os consumidores neste fim de ano tão simbólico”, conclui o presidente da Agas, Antônio Cesa Longo.