Como Alvorada chegou ao menor número de roubos a pedestres da série histórica

Efetivo do 24º BPM combina uso de tecnologias, ações preventivas e Serviço de Inteligência para reduzir índices criminais na Região Metropolitana

Efetivo do 24º BPM atingiu queda histórica de roubos a pedestres em Alvorada

A Brigada Militar em Alvorada encerrou o mês de novembro com o menor índice de roubos a pedestre desde 2010, quando teve início a série histórica. Em comparação ao mesmo período do ano passado, houve queda de 47% de casos do tipo. A redução do indicador é de 48% no acumulado do ano.

O comandante do 24º BPM, tenente-coronel Alexsandro Goi, atribui o resultado às ações preventivas e qualificação de policiais. Outro fator de soma na equação é o uso de tecnologias, como aplicativos que indicam locais e horários com maior risco de ocorrências.

“Há 11 meses temos implementado cada vez mais ações preventiva. É preciso estar sempre um passo a frente dos criminosos. Somado a isso há ferramentas que nos alertam horas e locais com maior incidência de crimes, assim como onde estão nossos policias militares. Tudo isso nos auxilia a reduzir o tempo de resposta a ocorrências”, explica o tenente-coronel Goi.

O comandante do 24º BPM ainda destaca o trabalho do Setor de Inteligência da corporação. O serviço permite o monitoramento de criminosos não apenas em Alvorada, mas também em áreas vizinhas como Viamão e zona Norte da Capital, através da troca de informações com 18º BPM e 20º BPM, respectivamente.

“A inteligência nos subsidia com informações e nos permite saber quem são os criminosos e de onde eles vêm. Há bandidos em Alvorada que têm conexões em Viamão e zona Norte de Porto Alegre. Por meio da troca de informações com 18° BPM e 20° BPM, conseguimos impedir a ação deles em nosso município, e vice-versa”, afirma o oficial.

Outra linha de atuação do 24º BPM são ações contra homicídios. O esforço conta com apoio da Polícia Civil e do Comando Policia de Choque (CPChq), somando aproximadamente 50 policiais. No último sábado, 9 criminosos foram presos na Operação Delta.