A chuva que atingiu o Rio Grande do Sul, chegou ao Litoral Norte na noite domingo com ventos fortes e muitos raios. O temporal já previsto pela Defesa Civil Estadual deixou estragos materiais em diversos municípios, sem registro de feridos.
Em Osório, os ventos fortes afetaram a rede elétrica do município, tendo sido registradas ocorrências de cabos soltos em alguns pontos. A estrutura montada para a Feira do Produtor, em frente à Prefeitura, sofreu com os ventos, tendo a lona derrubada. Já no bairro Porto Lacustre, um poste caiu sobre um automóvel que estava estacionado.
O elevado volume de chuva em pouco tempo resultou no rompimento do asfalto em Capão da Canoa. De acordo com o secretário municipal de Obras e Saneamento, Ricardo Matos, a manutenção da malha asfáltica deve começar a partir desta terça-feira a partir da produção de material na usina de asfalto quente da região.
Houve ainda a queda de seis postos sob administração da CEEE Equatorial em diversos pontos da cidade. De acordo com Matos, a troca dos postes já havia solicitada por parte da Prefeitura, e aguardava operação da empresa.
No município de Tramandaí, segundo a Defesa Civil, houve queda de poste na avenida Salgado Filho, bairro São Francisco, afetando o fornecimento de energia na região.
Destelhamentos e alagamentos foram detectados em pontos de Imbé. Segundo a Defesa Civil, quatro casas foram destelhadas nos bairros Albatroz e Mariluz, e dois postes caíram, sendo um deles sobre a cerca de uma moradia, na rua Dois Irmãos, no bairro Santa Terezinha.
Equipes da Guarda Municipal realizaram o bloqueio das áreas. A Defesa Civil ainda atuou na distribuição de lonas aos afetados. Em Mostardas, moradores registraram alagamentos em pontos da cidade, mas de acordo com a administração municipal, o acúmulo de água foi dissipado rapidamente.
*Sob supervisão de Luciamem Winck