Ufrgs encerra vestibular com provas de Biologia, Física, Língua Estrangeira, Química e Redação

As provas foram aplicadas em seis municípios gaúchos: Porto Alegre, Bento Gonçalves, Canoas, Gravataí, Novo Hamburgo e Tramandaí. Com mais de 20 mil inscritos concorrendo a 4.023 vagas de graduação

Foto: Vestibular da UFRGS 2024 Camila Cunha/CP

Neste domingo chegou ao fim o vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Os candidatos realizaram as provas de Biologia, Física, Língua Estrangeira, Química e Redação, que, nesta edição, foi transferida para o segundo dia de exames.

As provas foram aplicadas em seis municípios gaúchos: Porto Alegre, Bento Gonçalves, Canoas, Gravataí, Novo Hamburgo e Tramandaí. Com mais de 20 mil inscritos concorrendo a 4.023 vagas de graduação, a universidade recebeu 14.235 inscrições na modalidade de Acesso Universal e 7.449 candidatos inscritos pelas Ações Afirmativas (cotas).

A estudante Helena Vasques, de 20 anos, prestou o vestibular pela segunda vez para o curso de psicologia. Mais tranquila em relação ao ano anterior, ela destacou a importância do preparo emocional e técnico. “Esse ano estou um pouquinho mais preparada, mas o nervosismo sempre aparece. Faço cursinho e isso me ajudou bastante. Para quem fará no futuro, recomendo exercícios de respiração e foco nas matérias de maior peso, mas sem esquecer das outras. Vai dar tudo certo!”, declarou.

Já João Guilherme, de 18 anos, prestou o vestibular pela primeira vez para Ciência da Computação. Apesar de não se sentir completamente preparado, ele se surpreendeu com seu desempenho obtido nas provas do primeiro dia. “Eu sinceramente acho que eu não vou passar. Mas eu fui melhor do que eu achei que eu seria no primeiro dia, então eu estou mais motivado”, revelou. Como recomendação considerou importante estudar desde o início do ano, mesmo que um pouco por dia. “Isso faz diferença.”

Vestibular da UFRGS 2024 | Guilherme Scheuer, que busca uma vaga no curso de Engenharia da Computação Vestibular da UFRGS 2024 | Guilherme Scheuer, que busca uma vaga no curso de Engenharia da Computação | Foto: Camila Cunha
Outro candidato, Guilherme Dornelles Scheuer, também de 18 anos, busca uma vaga em Engenharia da Computação. Ele relatou estar apreensivo com a redação e considerou as provas de matemática e português, realizadas no sábado, tranquilas. “Literatura que me pegou um pouco”, disse. Sobre as avaliações do domingo, as expectativas eram boas para as provas de física e biologia. Como conselho, o estudante do terceiro ano sugere uma preparação baseada nas provas anteriores do vestibular da Ufrgs.