Mais de 21 mil candidatos começam neste sábado a disputa pelas 4.023 vagas em cursos de graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2025. A abertura dos portões para o primeiro dia de provas ocorreu às 13h30min. O vestibular ocorrerá das 14h às 19h30min, em Porto Alegre, Bento Gonçalves, Canoas, Gravataí, Imbé, Novo Hamburgo e Tramandaí.
São aplicadas questões de múltipla escolha em Geografia, História, Língua Portuguesa, Literatura e Matemática. Nesta edição, a prova de redação foi alterada para o segundo dia, quando os candidatos também testarão os conhecimentos em Biologia, Física, Língua Estrangeira e Química. Em ambos os dias de concurso, os portões estarão abertos das 13h30min às 14h.
Nesta edição, são 14.235 inscritos na modalidade Acesso Universal e 7.449 candidatos que optaram pela concorrência nas modalidades de Ações Afirmativas (cotas). Neste sábado, os candidatos que indicaram na inscrição a condição de sabatista (guardador do sábado por convicção religiosa) ingressaram no local de prova no mesmo horário estabelecido para todos os participantes e aguardam em isolamento até o horário adaptado para a realização das provas, às 19h, não sendo permitido, durante esse período de espera, fazer consulta, comunicação ou manifestação. Neste domingo esses candidatos realizam as provas no mesmo horário dos demais vestibulandos.
A estudante Maria Clara Salvador, 18 anos, viajou de São Paulo para prestar o vestibular em Porto Alegre. Ela tenta uma vaga no curso de Odontologia e se prepara há um ano. Ao lado dos pais, o caminhoneiro Ronaldo Salvador, 56, e a dona de casa Rosângela Ricardi Salvador 46, a jovem demonstrava tranquilidade. “E meu primeiro vestibular, mas me preparei bem”, afirmou Maria Clara.
Deborah Oliveira de Paula, 18 anos, tenta aprovação em Medicina. Ela estava na companhia dos pais, o militar do Exército Reuel Lopes, e da mãe, a psicóloga Monaliza Gonçalves de Oliveira Paula. A camisa de futebol do Atlético Mineiro não escondia a origem da família. “Moramos há dois anos em Porto Alegre por conta da minha atividade, mas somos de Belo Horizonte”, destacou o pai.
“Hoje sou apenas vestibulanda, cabeça na prova. A preparação tem oito meses dedicada apenas aos estudos, fiz cursinho”, contou a jovem.
“Estamos motivando bastante a ela nos estudos, pra que ela possa se dedicar a uma profissão tão bonita. Ah, é hoje é Galo”, brinca o pai, apoiando a filha, mas de olho na final da Libertadores da América nesta tarde.