E-commerce cresce 14,2% antes da Black Friday, segundo a Cielo

RS, com alta de +8,7%, registrou o maior crescimento entre os estados

Crédito: Abicalçados/Divulgação

As vendas no e-commerce entre os dias 1º e 21 de novembro cresceram 14,2% em comparação com igual período do ano passado, enquanto as vendas presenciais registraram alta de 3,2% no período, com alta de 4,9% do faturamento total do Varejo. Os dados são do Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). O Rio Grande do Sul, com alta de +8,7%, registrou o maior crescimento entre os estados.

O segmento que mais se destacou foi Drogarias e Farmácias, com crescimento de 11,2%. Na sequência, estão Óticas e Joalherias (+8,5%), Turismo e Transporte (+8,0%), Recreação e Lazer (+6,8%), Supermercados e Hipermercados (+6,2%) e Vestuário (+4,5%). O setor de Móveis, Eletro e Depto apresentou queda no faturamento. A retração foi de 0,6%.

Considerando apenas as vendas presenciais, todas as regiões brasileiras registraram alta no faturamento: Sul (+6,1%), Norte (+4,4%), Nordeste (+3,1%), Sudeste (+2,5%) e Centro-Oeste (+2,0%). Entre as unidades federativas, os destaques também foram  Santa Catarina (+8,4%), Rondônia (+7,6%), Rio Grande do Norte (+6,5%) e Rio de Janeiro (+5,0%).

“Houve desempenho positivo nas três primeiras semanas de novembro, principalmente no e-commerce. Uma das hipóteses é de que os consumidores anteciparam as compras entendendo que os lojistas anteciparam as promoções da Black Friday”, afirma Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo. No ano passado, a Cielo mostrou que o peso das vendas no dia da Black Friday em comparação com o restante do mês de novembro tem caído ano após ano.