Centenas de pessoas aguardavam na fila para serem atendidas no Centro Logístico de Medicamentos Especiais (Celme), na avenida Azenha, em Porto Alegre, na manhã desta quarta-feira. A demora para a chamada chegou a ser de mais de três horas. Os usuários também reclamavam das banheiro no local, além da falta de água disponível para beber.
Yuri Araújo, que que estava na fila, disse que na terça-feira a espera foi maior. Ele é autônomo e foi buscar remédio para a mãe.
“Eu vim aqui ontem e peguei a ficha às 11h. Saí e fiz outras coisas. Quando voltei às 16h ainda não tinha sido chamado. Hoje, me disseram que vai ser mais rápido. Não tem bebedouro, tinha, mas tiraram. Em um calor desses, a pessoa passa mal e não tem nem água pra tomar um remédio”, relatou Araújo.
Outro caso que chamou a atenção foi o da Cristiane Weber que aguardou na fila, mas mesmo assim não conseguiu retirar o medicamento. Ela foi buscar para a mãe que faz uso contínuo e está na fila de transplante de rim.
“Cheguei aqui para retirar, mas não consegui, porque eles não sabem onde está a documentação encaminhada. Informam que era de uma administração, que foi passada para outra, onde não deixaram documentos. Estou saindo sem o remédio. Me pediram para ficar acompanhando porque pode levar mais de 30 dias, caso contrário, tem que entrar com um novo processo, ou seja, eu tenho que pedir encaminhamento de novo para o médico, sendo que a gente sabe que é uma coisa bem complicada, e aí a gente vai ter que fazer tudo de novo”, comentou Cristiane.
A Secretaria Municipal de Saúde, afirmou através de nota, que devido à troca dos contratos do Celme, ocorreram transtornos no atendimento na segunda e terça-feira, resultado de ajustes operacionais necessários. A Secretaria também ressaltou a importância de comunicação efetiva por parte do Estado, que é responsável pelo abastecimento de medicamentos no local, sobre a renovação de receitas de forma escalonada para evitar longas esperas no local. A pasta municipal ainda disse estar trabalhando para melhorar esse processo e oferecer um atendimento mais organizado e ágil aos usuários.
Nota da Secretaria Municipal da Saúde
Devido à troca dos contratos do Centro Logístico de Medicamentos Especiais (Celme), ocorreram transtornos no atendimento na segunda e terça-feira, resultado de ajustes operacionais necessários.
A Secretaria também ressalta a importância de comunicação efetiva por parte do Estado (que é responsável pelo abastecimento de medicamentos no local) sobre a renovação de receitas de forma escalonada, para evitar longas esperas no local. A pasta municipal está trabalhando para melhorar esse processo e oferecer um atendimento mais organizado e ágil aos usuários.
Além disso, a Secretaria informa que as pessoas que precisam solicitar a renovação de processos no Centro Logístico de Medicamentos Especiais (Celme) têm a opção de utilizar o WhatsApp 51 3433-0156, em nova funcionalidade da Central do Cidadão 156+POA. O objetivo é facilitar o acesso, oferecendo mais uma opção aos usuários, que poderão fazer o encaminhamento com mais comodidade, sem sair de casa.