As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Porto Alegre registram superlotação nas emergências adulto no início da tarde desta terça-feira. Na Cruzeiro do Sul, o índice atinge 311 por cento. A unidade da Bom Jesus está com 214 por cento da capacidade, e a da Lomba do Pinheiro, chega a 212 por cento. A Moacyr Scliar atende 182 por cento da capacidade.
A unidade será fechada entre às 19h de hoje e às 19h de sexta-feira. O prédio passará por limpeza dos dutos de ar condicionado e reformas. Todos os atendimentos serão suspensos. Conforme acordo da Secretaria Municipal de Saúde e o Grupo Hospitalar Conceição, que gerencia a UPA, foi elaborado um plano de contingência.
O Gerente do pronto atendimento Moacyr Scliar, Jesse James Selistre, disse que está em contato com a Central de Regulação do Estado para transferência de pacientes de outras cidades. Para quem mora em Porto Alegre, a remoção vai ser para as outras UPAs que, no entanto, estão superlotadas.
De acordo com a coordenação municipal de urgências, instituições de média complexidade, como os hospitais Vila Nova e Restinga e Extremo-Sul estão preparados para atender os pacientes encaminhados pelo Samu. O Hospital Nossa Senhora da Conceição também ajustou o fluxo da emergência para absorver casos mais graves.