Com condições climáticas favoráveis, dragagem emergencial do canal Itapuã é iniciada

Desde a última quinta-feira a draga já se encontrava abastecida e posicionada em Porto Alegre, aguardando apenas a liberação das condições meteorológicas

Foto: Leandro Schabbach / Especial / CP

A Portos RS iniciou a dragagem emergencial do Canal de Itapuã nesta terça-feira após a confirmação de condições climáticas favoráveis para a realização segura e eficiente dos trabalhos. O contrato com a empresa Ster Engenharia foi assinado e as licenças ambientais estavam devidamente aprovadas. Desde a última quinta-feira a draga já se encontrava abastecida e posicionada em Porto Alegre, aguardando apenas a liberação das condições meteorológicas para o início das operações.

A obra terá uma extensão de 2.350 metros de comprimento por 110 metros de largura, abrangendo uma área total de 260 mil metros quadrados, e visa remover até 185 mil metros cúbicos de sedimentos. A profundidade de dragagem será de 6 metros, com o objetivo de alcançar um calado operacional de 5,18 metros. O prazo estimado para a execução completa da dragagem é de 90 dias, podendo sofrer alterações de acordo com a produtividade do equipamento e as condições dos sedimentos encontrados.

“Essa obra é mais uma etapa muito importante no caminho de retomada e reconstrução do nosso estado. Com investimentos robustos e muito trabalho, estamos atuando com o objetivo de garantir o pleno restabelecimento do Rio Grande do Sul pós calamidade” afirma secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella.

“Estamos avançando com as intervenções utilizando recursos próprios, com a expectativa de que o montante aprovado pelo Funrigs permita a quitação desses investimentos e a continuidade de outras ações essenciais”, afirmou presidente da Portos RS, Cristiano Klinger.

O cronograma prevê que, em 20 dias de trabalho, meio canal já esteja em condições de navegação com o calado planejado, o que marcará um importante avanço para a retomada da navegação comercial no estado. Segundo o diretor de infraestrutura da Portos RS, Lucas Cardoso, “em 20 dias de trabalho esperamos ter meio canal navegável com o calado de 5,18 metros. Esta etapa inicial será um marco importante para viabilizar a retomada da navegação comercial no estado”.

Após a conclusão da dragagem do Canal de Itapuã, outros processos de contratação já em andamento garantirão o atendimento dos canais de Pedras Brancas, Leitão, Furadinho e São Gonçalo, para os quais levantamentos hidrográficos e dados sobre volumes de sedimentos já estão disponíveis.