Alcançou a área do canal de Itapuã, entre o Guaíba e a Lagoa dos Patos, a draga que fará o serviço emergencial para a Portos RS, a fim de proporcionar a passagem de navios com calado superior a cinco metros pela área. O contrato foi assinado entre a estatal responsável pela gestão portuária no Rio Grande do Sul e a Ster Engenharia, empresa de São Paulo que fará o serviço. Procurada, a Ster disse preferir não se manifestar sobre detalhes.
Os trabalhos devem ser concluídos em 101 dias, com valor total de pouco mais de R$ 8,6 milhões, somando também o monitoramento ambiental da área. Ou seja, os serviços devem estar concluídos até 1º de março. Já o contrato em si é vigente por 180 dias, e não pode ser prorrogado. A draga foi levada até o local ainda na madrugada desta segunda-feira pela empresa Transporte Fluvial Turistinha, da Ilha da Pintada, em Porto Alegre.
Enquanto isso, continuam fundeados há mais de 20 dias em Itapuã os navios Mount Taranaki e EVA Shanghai, parados no canal desde o final de outubro, sem previsão de subida. A descida da draga poderia ter ocorrido já na semana passada, porém foram informadas condições meteorológicas desfavoráveis, com previsão de uma “janela favorável para a navegação” na madrugada de domingo para segunda-feira, o que de fato ocorreu.
A draga permaneceu durante alguns dias na área portuária de Porto Alegre, antes de descer até o canal de Itapuã, próximo ao Parque Estadual de Itapuã. Navios com calado menor do que cinco metros estão passando pelo local normalmente. Procurada, a praticagem da Lagoa dos Patos afirmou que somente o equipamento na área não resolve o problema totalmente, mas é necessária a dragagem de outros dois canais também, Leitão e Pedras Brancas, para os quais ainda não há data prevista.