Forte calor vai preceder período de tempestades e vários dias de chuva no RS

Uma massa de ar tropical quente, úmida e instável vai cobrir o Sul do Brasil nesta semana

Na segunda-feira, temperatura segue em elevação em Porto Alegre - Foto: Gabriel Zaparolli / Divulgação Metsul

Após vários dias de temperatura abaixo da média, ar quente volta a tomar conta do Rio Grande do Sul neste começo de semana com acentuada elevação da temperatura. As tardes serão de calor intenso. A temperatura já sobe bastante neste domingo com calor principalmente no Oeste, no Noroeste e no Centro do estado.

A segunda-feira deve será o dia mais quente, com marcas de até 35ºC ou mais na Grande Porto Alegre, nos Vales e no Noroeste. O calor, entretanto, vai durar pouco na maioria das cidades.

A MetSul Meteorologia adverte para um episódio de vários dias de instabilidade, em alguns momentos forte a intensa, afetando o Sul do Brasil. Chuva e temporal vão ser precedidos por muito calor, em algumas áreas, de curta duração, e em outras até o meio da semana.

No Noroeste e no Norte do estado é que se espera que a temperatura ainda siga alta na terça e na quarta ao passo que nas demais regiões com tempo instável haverá abafamento.

O tempo já muda com chuva nesta segunda-feira em parte do Rio Grande do Sul, em especial da tarde para a noite. Deve chover principalmente em pontos do Oeste, do Centro e do Sul, mas não se descarta instabilidade isolada até o fim do dia em outras áreas.

Na terça, a instabilidade prossegue com chuva em pontos do Oeste, Centro, Sul e o Leste do estado. No Norte e no Noroeste gaúcho, o tempo firme ainda predomina com calor.

Na quarta, a chuva alcança a maioria das áreas do estado e chega a pontos mais ao Norte e ao Noroeste, embora de forma irregular. Quinta e sexta devem ser dias com chance de precipitação em muitas áreas do Rio Grande do Sul, apesar de a chuva ser irregular e com grande variabilidade de volumes.