Fora de operação desde maio devido às enchentes, as estações Mercado, Rodoviária e São Pedro, em Porto Alegre, devem ser reabertas aos usuários em 24 de dezembro, todas com algum meio de acessibilidade. De acordo com a Trensurb, o trabalho é intenso para conclusão das obras civis e para o restabelecimento das subestações de energia e da via permanente dentro do prazo.
Ainda segundo a empresa, o restabelecimento da subestação Farrapos para a operação emergencial até a Estação Mercado está dentro do cronograma, assim como a recuperação da sinalização no trecho entre as estações Farrapos e Mercado e a reestruturação da via permanente.
Na região da bacia metroferroviária, onde a via foi mais afetada pela enchente, haverá a substituição completa da brita, dormentes e fixações em um trecho de cerca de 800 metros; os trilhos já foram retirados e serão reaproveitados.
A fase de testes dos trens está prevista para iniciar no fim da primeira quinzena de dezembro e acontece até o dia 23 do mesmo mês.
Segundo o diretor-presidente, Nazur Garcia, tudo está transcorrendo dentro da normalidade, “nenhum fato surgiu que não nos permita prever a retomada em 24 de dezembro”, afirma.
A Trensurb também destaca que o restabelecimento da operação até a Estação Mercado em 24 de dezembro, acontecerá de forma segura, porém com a operação ainda emergencial. Todo o processo de reconstrução segue durante o próximo ano.