Leonardo Lamachia é reeleito na OAB com 76,9% dos votos

Também foram escolhidos representantes para a diretoria da seccional, conselhos seccionais, conselhos federais, diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados, diretorias das 107 subseções e conselheiros subsecionais

Foto: Camila Cunha / Correio do Povo

Com 76,90% dos votos válidos, o advogado Leonardo Lamachia foi reeleito à presidência da seccional Rio Grande do Sul da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS). A votação ocorreu nesta sexta-feira e contou com a participação de 52.857 votantes em um universo de 62.104 aptos.

Foi, segundo a entidade, a maior participação de advogados da história em votos registrados. A Chapa 1 – “OAB Mais” totalizou 38.070 votos e comandará a entidade durante o triênio 2025/2027. A Chapa 2 – Muda OAB/RS – Somos Tod@s OAB, liderada pelo ex-procurador-geral do Estado, Paulo Peretti Torelly, obteve 11.439 votos. Foram 1.946 votos em branco e 1.402 nulos.

Lamachia foi reeleito em uma chapa formada em sua maioria por mulheres, com Claridê Chitolina Taffarel como vice-presidente, Ana Lúcia Kaercher Piccoli como secretária-geral e Regina Pereira Soares como secretária-geral adjunta; Jorge Fara é o diretor-tesoureiro.

O pleito também definiu representantes para conselhos seccionais, conselhos federais, diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados, diretorias das 107 subseções e conselheiros subsecionais no Estado. O resultado completo poder ser conferido no site da OAB (https://site.oabrs.org.br/).

“Agradeço profundamente a cada advogada e advogado pelo reconhecimento do nosso trabalho e esforço. Tenho plena consciência dos desafios que a advocacia enfrenta diariamente, e é por isso que essa votação reforça a legitimidade necessária para seguirmos lutando, avançando e realizando ainda mais. Juntos, seguimos firmes em defesa da nossa profissão e da sociedade”, afirmou Leonardo Lamachia.

O Correio do Povo solicitou manifestação dos representantes da chapa 2 e aguarda retorno.